thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DEUS ESCOLHE QUEM ESTÁ EM DESVANTAGEM

Você pode até ser inferior e estar em desvantagem para as pessoas deste mundo, mas é um escolhido aos olhos de Deus. Entretanto, é necessário que você se veja dessa maneira!

Deus escolhe quem está em desvantagem. E você vai entender o porquê.

Eu gostaria de voltar no tempo, nos tempos de escola, na minha adolescência, quando nas aulas de educação física sempre tinha jogo de futebol. E o professor pegava os dois melhores alunos que jogavam bem e os mandava escolher o time. Então, o aluno ia escolhendo. E toda a classe ficava esperando ser escolhida e se faziam os times.

Sempre ficava para o final aqueles alunos que não jogavam bem. Normalmente, estes ficavam por último e acontecia algo interessante: os que ficam por último, na maioria das vezes, jogavam com muita má vontade. Eles sabiam que estavam ali porque eram a sobra, o resto. Então, como eles se sentiam por último, eles entravam no papel de “ruim”. E o que acontecia na próxima? Eles jogavam ruim de novo.

Em vez de jogar melhor, eles provavam para quem os escolhia que eles estavam certos de os acharem ruins.

Todos nós chegamos na vida sendo ruins no que fazíamos. Por exemplo: nós éramos ruins de falar, de andar, de andar de bicicleta, de jogar futebol. Mas, com o tempo, ficamos bons.

O problema maior não era que os alunos ruins não sabiam jogar, o pior era que eles não se escolhiam, eles provavam que a opinião alheia estava certa.

Deus na Sua Palavra mostra que Ele sempre escolhe quem está em desvantagem. De Gênesis ao Apocalipse. Até o Filho de Deus, quando veio ao mundo, poderia ter sido atraente, mas a Bíblia disse que ele não tinha aparência. Deus sempre mostrou uma inclinação para escolher os rejeitados.

Vamos ver o que aconteceu quando o Senhor Jesus chamou Mateus, que trabalhava para Roma tirando impostos dos judeus. Ele era rejeitado pelo povo. Jesus escolhe como discípulo um dos homens mais odiados daquela região. O que aconteceu? Jesus foi julgado por aquela escolha.

“E aconteceu que, estando Ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e Seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos Seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” (Mateus 9:10-12).

Então, Deus sempre procurou os perdidos, os cansados, desprezados, os últimos. Como analogia: se Jesus estivesse na quadra, Ele escolheria os que ninguém queria e trabalharia com eles para fazer o melhor time. E todo mundo ficaria surpreso. Você entende como Deus trabalha? Ele escolhe quem não tem privilégios.

Se você se enquadra nessa situação de desvantagem, não se sinta inferior. Talvez, aos olhos das outras pessoas você seja taxado como inferior, mas não aos olhos de Deus. Mas se você entra em campo e se comporta como os colegas que jogam mal, então, Ele não pode fazer algo por você. É você quem precisa acreditar que Ele crê em você. E aceite essa escolha, ainda que você não entenda. “Se Ele me escolheu, quem sou eu para não me escolher?”

Assim, se você estiver em desvantagem e escolher a Deus, você vai ser um campeão, um líder improvável. As pessoas vão dizer: “quem o ajudou? Como ele fez isso?” E você poderá apontar para Ele.

Mude de pensamento e assista ao vídeo acima.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso