thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DEUS PROCURA UM INTERCESSOR

O intercessor é aquele tem iniciativa: ao invés de reclamar, clama a Deus. Em tempos difíceis, qual tem sido sua postura? Deus vai te encontrar orando ou reclamando?

Em Isaías 59:16, a Bíblia revela um aspecto surpreendente do caráter de Deus:

“E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.”

Deus Se admira ao não encontrar ninguém que interceda pelo Seu povo. Em tempos de crise espiritual, moral e social, Ele não desiste da humanidade. Ao contrário, Ele busca alguém que se coloque na brecha e clame por misericórdia.

No contexto de Isaías, a nação de Israel estava mergulhada em corrupção, idolatria e decadência moral. Pois, o povo havia deixado os caminhos do Senhor, e o resultado foi devastador: miséria, destruição familiar, colapso econômico e caos social.

Esse padrão se repete até hoje: quando o ser humano vira as costas para Deus, buscando uma falsa liberdade, acaba escravizado por aquilo que tentava escapar. A aparente liberdade se transforma em cativeiro.

Deus sempre quer salvar, mas Ele procura por um intercessor

Mesmo diante da rebeldia, Deus quer restaurar. Mas Ele espera por um sinal: alguém que diga “Senhor, tem misericórdia de nós.” Um coração arrependido é o que move o céu. Porém, muitas vezes, Ele procura e não encontra ninguém.

Essa é a essência do papel do intercessor: alguém que clama por si e pelos outros, alguém que se levanta em oração mesmo quando tudo parece perdido.

Interceder não é reclamar, não é lamentar. Interceder é orar com fé e propósito, pedindo que Deus intervenha em favor de pessoas, famílias e nações.

Você, talvez, esteja sofrendo, esperando por uma mudança. Mas, em vez de murmurar, que tal fechar a porta do quarto, dobrar os joelhos e clamar? Ore por quem não ora. Peça por quem não pode pedir. Isso é intercessão.

Exemplos bíblicos:

 A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que tomaram a iniciativa:

Ana, que clamou no templo mesmo humilhada, e Deus não só ouviu sua oração como levantou o profeta Samuel através dela (1 Samuel 1:9-11).

Pedro, que ousou andar sobre as águas ao chamado de Jesus (Mateus 14:25-29). Ele pode ter afundado, mas teve coragem e fé para sair do barco.

Essas pessoas romperam com a passividade, saíram da zona de conforto e foram ouvidas por Deus.

Seja o intercessor que Deus está procurando

Deus ainda procura por intercessores. Ele sonda os corações, procurando alguém que se disponha a orar com fé, a clamar pela sua família, cidade, nação. Você pode ser essa pessoa.

Quando Deus olhar para sua rua, sua casa, sua igreja — Ele vai encontrar alguém orando ou vai se admirar por não encontrar nenhum intercessor? Ou será que Ele vai achar você, o seu clamor, a sua voz, intercedendo por si e por aqueles que não podem interceder por eles mesmos?

Acompanhe essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso