thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Dia Internacional do Homem?

Imagem de capa - Dia Internacional do Homem?

Por que não temos um Dia Internacional (nem nacional, nem estadual, nem municipal, nem entre amigos do bairro…) do Homem?

Caso você tenha acabado de aterrissar em nosso planeta depois de passar os últimos 50 anos no espaço, nós estamos na era da mulher. Depois de milhares de anos sendo desvalorizadas, elas se cansaram, se uniram, e estão se tornando mais fortes do que nunca. Há quem diga que ainda não estão fortes o suficiente. Há os que acham que elas estão fortes demais. O homem tem pago um alto preço pela opressão que impôs à mulher por séculos a fio.
O problema é quando esse fortalecimento da mulher toma forma de competição ou inimizade contra o homem. Se o fruto da valorização da mulher resultar no seu isolamento do homem, sentimento de superioridade, ou mesmo ressentimento e vingança, elas não terão feito progresso algum. Na verdade, terão feito um gol contra.
Homens e mulheres precisam entender: um não é melhor que o outro. Somos diferentes em praticamente tudo. Cumprimos papeis diferentes e complementares na vida do outro. Precisamos um do outro. E por isso o respeito deve ser igual.
Sim, a mulher precisa se valorizar. O homem inteligente a valoriza também, e essa atitude dele é o que o faz valioso aos olhos dela.
Não, não temos um Dia Internacional do Homem, por enquanto. Mas não se surpreenda se em um futuro breve alguns pressionem para isso.
Enquanto isso, homens e mulheres inteligentes vão se valorizando todos os dias.
Parabéns para eles e elas!
 
[Atualização: acabei de descobrir que já criaram o tal dia. Desde 1999, comemora-se o dia deles em vários países todo 19 de novembro. O Brasil ainda não entrou na lista, mas aqui vai o meu voto a favor — desde que não seja mais um feriado em nosso país…]
[Atualização 2: alguns leitores (obrigado!) apontaram que no Brasil o Dia do Homem é 15 de julho, comemorado por uma multidão de dois homens — o criador do feriado mais um cara que estava passando na frente da casa dele no dia e não tinha nada para fazer. Desde então, todo ano os dois sentam juntos para celebrar. Mas essa é a história não oficial…]
 
Veja também:

 
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…