DURA COISA É ESTAR SINCERAMENTE ERRADO
Esta é uma oração que todo servo deve fazer constantemente para não cair no engano, pois, muitas vezes, erramos acreditando estar certos
Dura coisa é estar sinceramente errado. Quando nós não enxergamos os nossos próprios erros, estamos errando e achando que estamos fazendo o certo, porque isso nos está oculto. Outros enxergam e até tentam nos apontar o erro, mas nós rebatemos e achamos que as pessoas estão implicando conosco. Porém, isto pode nos custar muito caro.
O rei Davi não era estranho a este fato: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me Tu dos que me são ocultos” (Salmo 19:12).
Ele tinha a consciência de que tinha erros que eram ocultos a ele mesmo. Ele orava para que Deus o purificasse dos erros que ele ainda não havia enxergado. Esta é uma oração muito sábia e que poucos fazem: “Senhor, mostra-me onde estou errando. Purifica-me dos meus erros que me são ocultos”. Todos nós erramos e, muitas vezes, erramos sem saber. É uma oração humilde, de reconhecimento das nossas limitações.
Ele continua: “Também da soberba guarda o Teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão” (Salmo 19:13).
Ou seja, “do orgulho guarda o teu servo”. Há um contraste aqui, porque de um lado há orgulho, mas o servo não é soberano, ele tem um senhor acima dele. É curiosa a forma como ele contrasta as duas coisas. Como o servo já tem uma posição humilde, ele não tem do que se orgulhar. Mas, mesmo na posição de servo, nós podemos achar que somos alguma coisa.
Ele conclui dizendo: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmo 19:14).
A consequência de se livrar da soberba e dos pecados ocultos é a capacidade de ser sincero. A soberba faz com que a pessoa defenda o seu próprio erro.
Às vezes, Deus vai lhe mostrar os seus erros por uma revelação pessoal e, às vezes, Ele vai usar outras pessoas. Você terá que ter humildade para ouvir a esposa, o marido, o patrão, o funcionário ou até mesmo um inimigo.
Pense a respeito e assista ao vídeo acima.