Ela me irritou
Eu entrei na loja só para comprar uma camisa, talvez duas. Sou do tipo que já sabe o que quer quando vai ao shopping, por isso entro, compro, e saio.
Mas a chatinha da vendedora ficava insistindo: “Você não quer levar uma calça também?” Não, obrigado. “Talvez um par de jeans?” Não, não. “Deixa eu te mostrar essas camisas novas que chegaram esta semana, são lindas.” Já estou levando duas. “E sapato? Olha essas meias…” Arrgh! Haja paciência!
Fui cair na besteira de dizer que viajava muito, e ela: “Deixa eu te mostrar uma mala…” Quase perguntei se ela tinha semancol para vender, mas achei que ela não entenderia a pergunta.
Não me leve a mal, eu respeito a cara-de-pau. Respeito também o fato dela precisar da comissão. Mas tudo o que ela conseguiu com a sua insistência foi me fazer pensar duas vezes se voltarei lá. Quer dizer, o que ela fez não lhe aumentou sua comissão de hoje, e provavelmente não receberá uma futura.
Jesus já dizia: Presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Mateus 6.7
Nem Deus aguenta ladainhas. Maridos não aguentam esposas que falam demais. Filhos tapam os ouvidos aos pais que vivem dando sermão. Funcionários cansam das palavras vazias da gerência.
Se você quer ser ouvido:
1. Encurte as palavras
2. Seja claro
3. Fale com convicção
4. Só fale quando necessário
Assim, quando você abrir a boca, demandará muito mais atenção.