thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ELIMINE ESTA FRAQUEZA DA SUA VIDA

Isso é uma fonte de fraqueza presente em muitas pessoas, e isso te prejudica em todos os sentidos. Veja como eliminá-la

Eu vou falar com você de uma fonte de fraqueza em sua vida. Talvez, por você não entender bem o quanto isso te prejudica, você se permite se entregar a essa fonte de fraqueza e a sua vida sempre vai sendo prejudicada.

O Senhor Jesus a revelou para nós na “Parábola do Semeador” (Mateus 13). Eu vou focar no segundo tipo de solo que Ele fala (são quatro tipos no total). A “semente” simboliza a Palavra de Deus e o “solo” é o coração humano onde cai a Palavra.

O segundo solo era rochoso. “E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz” (Mateus 13:5,6).

A semente pode até brotar, mas as rochas não deixam as raízes da planta se expandirem. Então, a planta não cresce e logo morre. É uma pessoa marcada por “reações emotivas”. Por exemplo, ela ouve a Palavra, que é a semente, e ela logo recebe com emoção (alegria). “Que Palavra forte! Arrebentou!”. Mas, por causa da falta de raiz, aquela alegria é de pouca duração.

Um parênteses aqui: as emoções foram nos dadas por Deus para que nós não fôssemos robôs, não fôssemos alheios. São as habilidades de se emocionar que fazem com que você cuide de uma criança indefesa, por exemplo. Mas o que as pessoas não sabem é que as emoções não nos foram dadas para dirigir as nossas decisões. As emoções não são capazes de dirigir a nossa vida. É por isso que é tão nocivo o conselho que ouvimos do mundo: “siga o seu próprio coração”. Tem gente que diz: “se eu sentir, é porque estou no caminho certo”. E elas não sabem o quão louco é este comportamento.

Se você não vigiar o seu coração, tudo o que acontece ao seu redor vai mexer com você. Por exemplo, há até pessoas que cometem suicídio no momento da frustração. Você tem que usar o racional, a inteligência. É o que essa parábola ensina. A pessoa não sentiu, mas ela ouviu, raciocinou e decidiu fazer. Você faz o que é certo de acordo com a Palavra de Deus.

Ouça esta mensagem no vídeo acima e reflita sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso