thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESTA É A LEI DA CASA – VOCÊ CONHECE?

Todos os lugares que você vai tem algum tipo de lei, regra, e principalmente as leis precisam existir na sua vida, pois elas não são para te prejudicar, mas para te livrar de problemas que dificilmente você conseguirá sair

Você sabe o que é “a lei da casa”? Eu já vou falar com você sobre a passagem bíblica referente a esse termo. O próprio Deus falou com o profeta Ezequiel. Mas, para contextualizar, você, provavelmente, mora em uma casa. E, onde moramos, há regras. Na verdade, em qualquer lugar, você vai encontrar leis. Aliás, os anarquistas aplicam uma lei sem saber: “a nossa lei é que não temos leis”. Eles têm que obedecer essa lei que eles impuseram a si mesmos. Ou seja, sempre há “a lei da casa”.

O pai diz: “meu filho, enquanto você morar na minha casa, vai ser assim”. Então, o dono da casa, normalmente, dita as regras. Quando uma casa tem as leis e elas são respeitadas, normalmente, tudo funciona bem. As leis, os costumes têm uma razão de ser.

No Templo de Salomão, as pessoas não podem entrar com celular. E há pessoas que preferem não ter o tempo delas com Deus do que entrar sem celular. Mas, quando elas vão ao aeroporto, elas ficam sem celular. Por que essa “lei”? Imagine: são 10 mil pessoas no Templo. Como vamos controlar 10 mil pessoas com o celulares ligados? E se você tem o celular na mão, você vai olhar. O celular grita pela nossa atenção.

Deus dá para Ezequiel a visão de como seria o perfeito Templo, como as pessoas se comportariam dentro e ao redor do Templo.

“Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo; eis que esta é a lei da casa” (Ezequiel 43:12).

Ou seja, o lugar onde o Templo era edificado, era considerado santíssimo (algo totalmente separado dos outros lugares). Era o máximo de respeito e separação entre o Santo e o comum, o corriqueiro, o profano. Deus queria que as pessoas tratassem a Casa dEle com temor, respeito, reverência e não como faziam em outros lugares. Por exemplo: a pessoa tinha que apresentar as ofertas com o coração puro, a pessoa tinha que se apresentar com sinceridade (ainda que ela estivesse carregada de pecados). Esta era a lei da casa: que as pessoas tratassem o local como santíssimo.

No Jardim do Éden, Deus deixou à disposição da humanidade tudo, menos a árvore do Jardim. Deus deu tudo ao homem, mas só pediu um pouco de respeito. Era para que o homem pudesse ter “tudo”, mas com limites. A pessoas, às vezes, pensam que felicidade é fazer tudo o que ela quer, mas, na verdade, ela vai ser escrava dos desejos dela. As nossas vontades são contra nós. A verdadeira felicidade vem de: “eu posso fazer isso, mas eu escolho não fazer, porque eu sei que isso terá consequências ruins”.

Você é uma casa, um templo. Se você não tiver “a lei da casa”, coisas que você diz “isso eu não faço”, você vai ser escravo das suas vontades e vai trazer muitas dores para si e para as pessoas relacionadas com você.

A lei é para te proteger de si mesmo e te proteger de encrencas das quais você não poderá sair.

Pense a respeito assistindo ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso