FORMA RÁPIDA DE APRENDER ÀS CUSTAS DOS OUTROS (e legal)
"Aprenda com os erros dos outros, para não precisar sofrer", quantas vezes você já ouviu essa frase? Mas você tem feito isso?
Um fato curioso aconteceu na vida dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Nós lemos o seguinte: “E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores” (Gênesis 37:3).
Ou seja, Jacó tinha José, filho da amada Raquel, como preferido. Ainda que os pais possam negar que haja um filho preferido, você, mãe e pai, sabe que existe um filho preferido. Naturalmente, o ser humano se simpatiza mais com um do que outro. Há filhos que agradam mais. Não é culpa dos pais nem dos filhos. O erro de Jacó está em não ter feito segredo disso. Ele declarava abertamente a sua preferência (um exemplo foi essa túnica que ele fez para José). Mas como Deus é magnífico, Ele usou tudo isso para dirigir a história de Israel de forma que viesse tudo no final cooperar para o bem.
Porém, Jacó também sofreu isso na casa do pai, Isaque, que não escondia a preferência por Esaú. Assim como a mãe preferia Jacó. Desse modo, Jacó poderia ter aprendido com o erro do pai, mas foi lá e o repetiu. Fez até pior. E isso descreve uma verdade muito profunda sobre a humanidade: o ser humano, dificilmente, aprende com os erros dos outros. E isso é uma tragédia, porque nós poderíamos aproveitar os erros das pessoas, que já provaram que certo comportamento não funciona, e nos poupar de sofrer as mesmas dores.
Não é necessário cometer os próprios erros para saber que algo é ruim. Se uma pessoa cair do décimo andar, é certo que ela vai morrer. Então, se a pessoa não quer a morte, ela vai ficar longe disso. Ela não precisa cair para saber. E isso serve, por exemplo, nos relacionamentos. Quando um trai o parceiro, normalmente, o relacionamento acaba ou se estraga. Eu não preciso ter bola de cristal para saber disso. Então, não podemos fazer isso. Mas quantas pessoas, mesmo sabendo que trair é horrível para a relação, vendo tantos exemplos, sabendo que isso gera dor, vão lá e cometem a traição?
Sabedoria não é errar para aprender. É aprender para não errar. É você olhar para os erros dos outros e saber se algo funciona ou não. Você precisa ser mais atento. Se a maioria das pessoas que trilham um caminho recebem o mesmo resultado, você não precisa trilhar o mesmo caminho. É por isso que na Bíblia também estão os erros dos heróis da fé. Deus fez questão de deixar isso para os sábios. Quão frustrante é ensinar uma pessoa, mas os prudentes têm oportunidades para evitar os próprios erros.
Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.