thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

GOSTO MUITO DESTE CONTEÚDO

Aprenda com o exemplo de Nicodemos: Não basta simpatizar com o Senhor Jesus e Sua Palavra, é essencial assumir nossa fé n'Ele publicamente para sermos reconhecidos por Deus

O nome dele era Nicodemos e ele era um dos principais fariseus, na época do Senhor Jesus. Sendo um grande conhecedor das Escrituras, ele entrou em conflito quando ouviu falar de Jesus e veio a conhecê-Lo pessoalmente. Como os seus colegas fariseus, Nicodemos sabia que o Messias viria. Assim, ele pensou: “será que é Ele?”

E está escrito: E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-Lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3:1-2).

Nicodemos viu os sinais de Jesus e começou a pensar que Ele poderia ser o Messias. Mas Jesus não reforça a afirmação de Nicodemos. Ele muda abruptamente de assunto: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3).

A primeira coisa que chama atenção é que Nicodemos escolheu encontrar o Senhor Jesus, à noite. Naturalmente, foi porque ele não queria ter sido visto. Ele, ainda, não estava certo da sua fé. E isto nos faz pensar em pessoas que gostam das mensagens bíblicas. Esta Palavra lhe ajuda. Você pensa: “esse pessoal faz o bem”. Só que, como Nicodemos, você não assume a sua fé: “eu sou de Jesus”. Eu não falo isso para lhe criticar, mas para você refletir, porque se você for um pretendente a cristão, como Nicodemos, você vai ficar de fora, pois, Deus não aceita “simpatizantes”, você tem que assumir a sua fé.

Você está tratando Deus como um analgésico (só para tirar a dor), mas não O assume. É claro que assumir a fé pode vir com um preço. Nicodemos, por exemplo, seria expulso da Sinagoga. Ele tentou defender Jesus uma vez, mas foi logo silenciado. Então, ele continuou seguindo Jesus à distância por medo de perder o prestígio social.

Assim, até quando você vai ficar “seguindo Jesus à noite”? Você diz: “eu não vou à igreja, mas eu assisto ao conteúdo em casa”. Você não está assumindo a sua fé. Por isso, Jesus disse: “Nicodemos, os sinais que Eu faço são por alguma razão, mas, no seu caso, o que importa não são os sinais, é você ‘nascer de novo’ para entrar no Reino de Deus. Porque este homem, que você se tornou, de pensamento enraizado na religião, precisa morrer, você tem que ‘nascer de novo’, gerado por Deus e na Palavra”. E, infelizmente, muitos estão passando por isso.

O primeiro passo que você tem que dar é assumir a fé. Depois, peça a Deus que Ele lhe ajude a “nascer de novo”. Essa criatura temerosa tem que “morrer” para que você possa, de fato, conhecer Jesus, ver o Reino de Deus e entrar nele.

Você pode conferir a passagem completa no capítulo 3, de João.

Assista à mensagem na íntegra no vídeo acima e tome esta decisão.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso