thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ISSO NUNCA FOI UM PROBLEMA PARA CASAIS! ATÉ RECENTEMENTE…

Podemos extrair uma lição valiosa do poço, frequentemente mencionado na Bíblia: homens e mulheres desempenhavam seus respectivos papéis em harmonia, sem conflitos, pois compreendiam a importância de suas funções

O homem e a mulher estão relacionados ao poço em várias passagens bíblicas e um dos aprendizados desta lição é que os papéis dos dois eram bem delineados e bem definidos.

O papel do homem era de achar água, cavar o poço, construí-lo e protegê-lo. Porque a vida da sua família, da sua comunidade dependia daquele poço. Esse era o trabalho dele. O trabalho da mulher era ir até o poço, tirar a água e levar para casa.

Dois papéis diferentes, nos quais não havia ressentimento, não havia disputa. “Por que você não pega a água?; “Por que você não cava o poço?”; “Por que eu que tenho de guardar o poço”. Não existia esse conflito de papéis como hoje existe em tantos casamentos.

Então, você precisa aprender que dentro do casamento os papéis têm que ser bem definidos. Em algum momento um vai precisar ajudar o outro, mas nunca vai haver ressentimento e nem disputa. Simplesmente haverá um trabalho em parceria. Casamento é isso, é vocês saberem qual é o papel de cada um.

A mulher é auxiliadora e não há nada de inferior nisso. Auxiliar tem um valor enorme porque o Espírito Santo é Auxiliador e isso não faz dEle inferior a nós. A pessoa que tem que auxiliar está ali para apoiar a outra, não quer dizer que ela é menor. Se o Espírito Santo é Auxiliador a mulher representa o Espírito Santo na vida do marido, ser auxiliar não tira o valor da mulher, mas a torna ainda mais valiosa.

Por muitos séculos isso nunca foi um assunto, porque nem o homem e nem a mulher questionavam isso, era algo natural. Isso é um problema hoje porque as pessoas estão bebendo de outras fontes. E não é de água que eu estou falando.

Cada casal tem que decidir o papel de cada um. Há casais em que o homem cozinha muito melhor do que a mulher e ele é muito feliz cuidando da cozinha e ela das finanças. Não há nenhum problema nisso. O problema é ela desrespeitá-lo porque ele está na cozinha ou ele se achar diminuído porque ela está ganhando mais dinheiro do que ele.

Então, encaixe-se no papel. Se tudo é de vocês o que importa quem ganha mais? Mas para alguns isso é um problema porque as fontes hoje em dia falam: “meu dinheiro, seu dinheiro”. Tudo é separado porque nunca viraram um. Aí passa sede, passa fome, passa mal, porque está bebendo de fontes poluídas.

Assista à palestra na íntegra pelo Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso