JESUS DESBANCA REENCARNAÇÃO
Existe mesmo reencarnação? Muitas são as ideias e histórias sobre isso. Mas a pergunta crucial é: o que Deus diz sobre isso? Existe reencarnação na Bíblia? Assista ao vídeo e entenda
Eu vou tirar a dúvida de uma pessoa que pergunta sobre reencarnação. Eu não costumo falar sobre este tema, porém, é muito importante, pois concerne à alma da pessoa. Então, eu vou responder à luz da Bíblia.
A doutrina da reencarnação, basicamente, consiste na ideia de que a pessoa, depois da morte, volta no corpo de outra pessoa (ou animal) para que, estando em dívida quando morreu (não era “evoluída”), ela possa ir purificando o próprio karma, evolua e possa partir para um plano superior. Isso tem um fundamento bíblico? Já te adianto que há muitas passagens que, simplesmente, desbancam essa ideia.
Vou focar, aqui, na história que o Senhor Jesus contou sobre dois homens: o Lázaro e o rico (Lucas 16:19-31). Nessa história, os dois morreram. Lázaro foi levado para o Céu. E o rico encontrou-se no inferno, em chamas, atormentado. Quando ele se viu naquela situação, ele clamou para Abraão e disse: “Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lucas 16:24). Você vê que essa atitude de pedir misericórdia depois do tempo é muito comum ao ser humano. O ser humano recebe muitas chances de misericórdia enquanto ele está no erro. Normalmente, a pessoa recebe a oportunidade de se arrepender. Porém, ela só recorre à misericórdia quando já passou a chance.
Então, Abraão respondeu: “(…) está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá” (Lucas 16:26). Aqui, é desbancada, também, a doutrina do purgatório. A ideia de que a pessoa passa pelo purgatório e depois vai para o Céu não existe na Bíblia. O purgatório era vendido a preços caríssimos pelas indulgências (está na história da humanidade e você pode averiguar).
Voltando para a ideia de reencarnação, Abraão tirou a mudança de estado após a morte com essa afirmação dele. A sua situação, depois da morte, não vai mudar. Não importa que a pessoa tenha um desejo de mudança, é definitivo. A chance de você mudar a sua eternidade é dada enquanto você respira neste mundo. A cada suspiro você ganha a chance de se arrepender, de mudar a sua vida, de crer em Deus. Depois da morte, não se pode mudar a decisão.
Vendo que o seu caso estava perdido, o rico se lembrou dos irmãos e disse: “Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento” (Lucas 16:27-28). Em outras palavras, o rico pediu para Abraão “reencarnar” Lázaro para que ele falasse para os irmãos que aquilo era real, o inferno era real, o Céu era real. O rico pediu para Lázaro voltar dos mortos para falar com os irmãos. Porém, Abraão negou.
O rico insistiu: “Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam” (Lucas 16:30). Porém, Abraão se referiu à Palavra de Deus. Era necessário que os irmãos do rico ouvissem “Moisés e os profetas”, ou seja, a Palavra proferida por eles como testemunho. Deus deixou as Suas Palavras como testemunho para que aqueles que creem nelas não morram.
Então, não existe chance de reencarnação. Veja: se eu sou uma alma reencarnada, eu não tenho ideia de quais foram os meus erros na encarnação anterior. Então, como eu vou corrigir os meus erros? Por mais que essa ideia seja apelativa, ela não passa no teste da racionalidade. Mas a Palavra de Deus é bem clara. E quem quiser a Salvação tem que crer no Único Filho de Deus, que Deus ofereceu ao mundo como substituto para pagar os nossos pecados, como oferta de sacrifício, de forma que quem crer nEle possa ter a vida eterna.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Depois da morte, virá o juízo. Os salvos vão ressuscitar para estarem com Deus e os perdido para o Juízo Final e a condenação eterna (que eles mesmos escolheram em vida).
Se você quer uma oportunidade de resolver a sua eternidade é aqui e agora.
Confira esta mensagem na íntegra no vídeo acima.