thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Lidando com pessoas preconceituosas

Imagem de capa - Lidando com pessoas preconceituosas

Se você já lidou com uma pessoa preconceituosa, sabe que não adianta argumentar com ela. Ela já formou a opinião própria, ainda que de maneira falha e estúpida. Afinal, preconceito é filho da ignorância.

Todos nós já fomos preconceituosos, pois já fomos ignorantes. Mais tarde, o conhecimento abriu nossa mente e então vimos que estávamos equivocados. Provavelmente ainda somos preconceituosos com respeito a coisas que achamos que sabemos mas na verdade ainda não investigamos com cuidado.
Se você se vê preconceituoso para com alguém ou alguma coisa, procure realmente conhecer a pessoa ou assunto. Informe-se. Pese os fatos. Permita-se o benefício da dúvida. Ouça opiniões equilibradas de pessoas não preconceituosas a respeito do que você está tentando conhecer melhor. Livre-se de suas opiniões preconcebidas, reúna os fatos, e decida segundo o que lhe parece mais correto e honesto. Não tenha medo de reconhecer que talvez estava errado.
Se você lida com uma pessoa preconceituosa e quer saber como influenciá-la, minha primeira sugestão é que você desista da ideia — pelo menos se você vê que a pessoa está tão agarrada aos seus preconceitos que não tem interesse nenhum de ouvir algo diferente. É perda de tempo. Mas na improvável chance de que ela queira se informar melhor, então resuma-se em lhe apresentar informações sobre o assunto. Mesmo assim, a decisão de absorver aquela informação será dela. Não se culpe se ela escolheu manter o preconceito.  Há gente que se agarra a eles como Bruce Willis na porta de uma carreta voadora em Duro de Matar.
 
Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…