LOUCURA: 1 CENTAVO CUSTA 3! O que você está fazendo que não faz sentido?
Você já parou para se perguntar por que faz certas coisas? Assista a este vídeo e descubra como tomar decisões eficientes de acordo com a vontade de Deus!
Em 1793, há 232 anos, os Estados Unidos começaram a produzir a moeda de um centavo de dólar, o famoso Penny. E desde então essa moeda que é a mais antiga do país, está circulando.
No entanto, recentemente, quando o novo governo assumiu, foi criado um departamento de eficiência do governo, para descobrir gastos desnecessários. Foi então que se descobriu que o custo para produzir uma moeda de um centavo é de três centavos, ou seja, três vezes maior do que o seu valor. Pense comigo: Não faz nenhum sentido eu pagar para produzir uma moeda mais do que ela vale.
Mas estou aqui apenas ilustrando um fato curioso que também se repete em empresas, famílias e na vida de indivíduos, que é o fato de continuarmos fazendo coisas porque sempre foram feitas sem questionar a razão delas.
Quem carrega uma moeda de um centavo de dólar? Normalmente quando a pessoa recebe essa moeda de troco, coloca na carteira ou em algum pote em casa e nunca mais usa. Mas ninguém pergunta: Por que estamos fazendo isso?
Ou seja, essa situação ilustra um erro clássico e comum do ser humano, que é deixar de questionar as coisas que faz desde sempre. A Bíblia nos dá um exemplo disso.
No capítulo 1 do livro do profeta Ageu, diz: “Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.” Ageu 1:5
O país estava passando por uma situação econômica na qual o povo trabalhava muito, mas não via os frutos do seu trabalho. Então, o profeta instruído pelo Senhor dos Exércitos pede para que eles considerem os seus caminhos.
Ou seja, dê uma olhada de onde você está vindo, o que vem fazendo e veja se está trazendo o resultado que você deseja. Veja, se aquilo que você fez lá atrás e talvez tenha funcionado, se ainda está funcionando e faz sentido hoje. Ou se talvez porque as circunstâncias mudaram você também precisa mudar. Mudar não em termos de princípios, mas em termos de inteligência, deixar de fazer aquilo que não está funcionando mais. Porque parar e considerar os seus caminhos exige tempo, exige que você pare e deixe de viver no piloto automático. Você tem que analisar: “Por que eu gasto tempo fazendo isso?”.
Como no exemplo dos EUA, algo que vem sendo feito há 232 anos e já deixou de fazer sentido há muitas décadas, mas ninguém parou para mudar isso, assim também muitas vezes a pessoa está seguindo um curso na sua vida que não faz nenhum sentido, mas ela continua fazendo. E se alguém perguntar porque ela faz isso, provavelmente vai responder: “Ah, porque sempre foi assim”, “porque meus pais sempre fizeram assim”, “porque todo mundo faz assim”. Essas respostas não são inteligentes.
Por isso Deus nos manda considerar os nossos caminhos. As maiores mudanças que eu tive que fazer na minha vida foram resultados de análises como essa. De olhar para os meus caminhos e ver que o que eu estava fazendo não estava funcionando.
Esta análise precisa ser feita por cada um.
Se você está compreendendo essa mensagem, ainda dá tempo de você mudar, mas terá que fazer algumas mudanças drásticas na sua vida. Talvez instalar um departamento de eficiência na sua vida e começar a remover as coisas que não estão funcionando mais. Eu acredito que isso seria uma experiência magnífica para qualquer um que tivesse a coragem de fazê-la.
Assista ao vídeo acima e confira essa mensagem na íntegra.