Mirra: a essência da FORÇA
“Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra…” Êx.30.23
Uma das principais fragrâncias bíblicas, a mirra está associada a importantes eventos divinos e de fé. Ela foi a primeira essência escolhida por Deus para compor o azeite da santa unção no Tabernáculo de Moisés (verso acima). Ester, um dos ícones bíblicos de força e superação, passou por um tratamento de beleza de doze meses, dos quais seis foram à base de mirra. A mirra também marcou o início e o fim da passagem do Senhor Jesus na terra. Ao nascer, foi presenteado com ouro, incenso e mirra. Na cruz, foi-Lhe oferecido vinho e mirra para aliviar a dor. E em Seu sepultamento, Seu corpo foi preparado com um composto de mirra e aloés.
Um fato curioso: a mirra é extraída através de golpes feitos na casca da árvore — a perfeita ilustração da força do amor que paga o mal com o bem.
A árvore de onde se extrai a resina de mirra é encontrada somente no norte da África e em algumas regiões do Oriente Médio. Imagine a força que esta árvore precisa ter para crescer e permanecer em ambientes desérticos, secos e difíceis.” A árvore de onde se extrai a resina de mirra é encontrada somente no norte da África e em algumas regiões do Oriente Médio. Imagine a força que esta árvore precisa ter para crescer e permanecer em ambientes desérticos, secos e difíceis.
Amor e força
“O amor é forte como a morte,” disse Salomão (Cantares 8.6). O verdadeiro amor precisa de força para resistir, agir e permanecer. Vejamos alguns exemplos onde é preciso ser forte no amor:
– Força para resistir: quantos relacionamentos são destruídos porque a pessoa não conseguiu resistir aos vícios, às tentações da traição ou às emoções do temperamento? Foi fraca. O verdadeiro amor é mais forte do que todos os males que tentam destruí-lo.
– Força para fazer o que precisa ser feito: em um relacionamento muitas vezes você se vê entre o saber e o fazer. Você sabe o que tem que fazer, mas não tem forças para fazê-lo. Precisamos de força para dizer não, às vezes; força para mudar nosso jeito; força para confrontar um comportamento nocivo do parceiro sem medo.
– Força para ser feliz sozinho: o amor fraco é caracterizado por uma carência e dependência excessiva de outra pessoa; a felicidade dos fracos está ligada a outros. Por isso muitos se sujeitam a relacionamentos abusivos. Mas o amor forte consegue primeiro ser feliz sozinho. Isso serve para solteiros, que precisam ser completos enquanto sós; para casados, que precisam aprender a não fazer do parceiro o seu sol; e para os que perderam um amor, que precisam recobrar a felicidade e superar a dor da perda.
– Força para permanecer e crescer: fugir do casamento quando chega a crise, desistir do parceiro, ou resignar-se à solidão são coisas que qualquer fraco pode fazer. E muitos têm escolhido o caminho mais fácil. Quando o amor tem força, porém, a pessoa consegue perdoar, começar de novo, iniciar um novo relacionamento, enfrentar a timidez, desafiar-se a ser melhor.
Amor sem força acaba. Amor com fraqueza gera atitudes e sentimentos autodestrutivos. O verdadeiro amor é forte.
Por isso, neste mês de janeiro faremos a Unção com Mirra, a essência da força na Terapia do Amor. Convocamos você que precisa de força para começar o ano bem no amor; fazer o que precisa fazer em sua vida amorosa mas não tem tido força ou coragem; que crê que 2015 pode ser o melhor ano de sua vida até agora.
Venha participar com a gente.
Palestra “Amor e Força”
Com a Unção da Mirra, a Essência da Força
Quinta-feira 8 de janeiro
10h, 15h, 20h no Templo de Salomão (e em todo o Brasil)
Av. Celso Garcia, 605 – Brás, São Paulo
Encontre a localidade mais próxima da Terapia do Amor em sua cidade: www.terapiadoamor.tv
Veja também:
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…
Siga-me no Twitter: @bprenato. Inteligência para sua vida e relacionamento. Se não for para lhe ajudar ou inspirar, não escrevo. Promessa.