NÃO CONTINUE O PASSADO, USE-O
Se algo não está dando certo, você precisa parar, analisar e começar a fazer diferente
Nós só devemos continuar o passado se ele vem dando certo. Se seu casamento vem funcionando bem, se hoje vocês estão melhores do que estavam ontem, então continuem nesse caminho que está funcionando.
Mas se o seu passado faz com que o seu presente seja amargo e infeliz no amor, então, naturalmente, você tem que olhar para atrás e aprender o que não deve mais fazer. Porque o que você tem feito, de onde você tem vindo está te levando para onde você não quer ir. Então, você tem que aprender a usar esse passado para mudar o seu presente e o seu futuro.
É o que Deus diz em Ageu: “Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco…” (Ageu 1:5,6)
Veja que Deus nos chama a observar o nosso passado e olhar o efeito dele no nosso presente. Qual tem sido o fruto do seu casamento, da sua vida amorosa, atualmente? O que você tem colhido?
Muitos estão colhendo, por exemplo, a frieza, a insegurança, a falta de respeito, a falta de confiança e até a falta de intimidade no casamento. Você olha para o futuro e não consegue mais se enxergar junto dessa pessoa.
Porém, esse presente é resultado daquilo que vocês vêm fazendo até aqui. Inclusive, muitos solteiros também carregam essa marca do passado dizendo: “eu não acredito em mais ninguém”, “eu acho que eu quero ficar sozinho mesmo”, não dei sorte no amor”, “ eu sofri um trauma”, “sou mãe solteira, quem vai me querer?”, “sou uma pessoa divorciada”, “já passei dos 40, dos 50”. Você está olhando o seu presente e dizendo: “não é isso que eu quero”.
Mas Deus lhe chama para fazer um balanço do que você tem feito e qual tem sido a colheita até aqui. A gente só resolve os nossos problemas quando começamos a nos enxergar e ver onde estamos errando.
As pessoas têm muita facilidade de ver os erros das outras. Quando Deus fala considerai os vossos caminhos não é você ficar olhando para os erros do outro, mas para os seus. O outro tem erros, mas olhe os seus, olhe os seus caminhos e veja qual tem sido o resultado, faça uma avaliação. Lembre-se: amor inteligente é o amor que pensa.
Nessa passagem, Deus estava falando que aquele povo estava sofrendo porque era egoísta, estava olhando apenas para si e se esquecendo dEle. E é exatamente o egoísmo que mata o casamento, que faz ele murchar, quando cada um está preocupado só com os próprios interesses e não com o interesse do outro.
Então, Deus está esperando você avaliar o seu passado e tomar uma decisão. Ou você vai insistir no orgulho e continuar descendo para o fundo do poço, afundando o seu casamento ou você vai ser humilde e reconhecer que o que tem feito não está funcionando e, portanto, precisa encontrar um caminho diferente.
Assista ao vídeo acima na íntegra e faça uma autoavaliação.