O fusquinha verde e o poder da reação
Acordei no hospital com a minha perna direita engessada. Não sabia como fui parar ali. Eu tinha apenas 4 anos. Deixe-me contar como isso aconteceu. É uma de minhas lembranças mais antigas.
Todos os dias à tardinha, meu irmão mais velho e eu ficávamos em frente ao portão de casa esperando nosso avô chegar do trabalho. Quando víamos o fusquinha branco dele dobrando a esquina, ficávamos todo animados… Ele parava na frente de casa, do outro lado da rua, e nós atravessávamos para ir até ele. Ele abria a porta, colocava-nos no banco de trás, fechava a porta, e entrávamos na garagem. Saíamos do carro todos felizes. No total eram menos de 30 segundos dentro do carro, mas aquilo era o máximo para nós! (Não me pergunte o porquê.)
Naquele dia, eu soltei da mão do meu irmão para cruzar a rua primeiro que ele. Me lembro como se fosse hoje. Meu avô já estava parando o carro do outro lado da rua. Olhei antes de cruzar, e vi um fusquinha verde dobrando a esquina (naquela época, quem tinha carro, era um fusca; só mudava a cor). Pensei que dava tempo de atravessar. E fui.
Não contava que aquele cara viria em alta velocidade… Ele freou, mas não conseguiu parar a tempo. O carro me pegou, rolei no asfalto, e de alguma forma, o fusquinha veio parar em cima de mim, e o meu tornozelo direito debaixo da roda dianteira esquerda.
O motorista, desesperado, sem reação, não sabia o que fazer.
Entra em cena o meu herói.
Meu avô, diante do que viu, não pensou nem uma vez. Saiu do carro como um relâmpago em minha direção, agarrou a dianteira do fusca, e com força que nem ele sabia que tinha, levantou a frente do carro o suficiente para que alguém me puxasse e tirasse meu pé debaixo da roda. Ele salvou meu pé, e possivelmente minha vida.
Eu nunca me esqueci daquele dia — não apenas pelo trauma e imensa gratidão e admiração por meu avô, mas também por duas lições que aprendi.
1. Reação é tudo. Quando você está sendo pressionado, atacado por um problema, a sua reação imediata determinará o resultado final. Se o problema vai lhe derrotar ou se transformar em uma grande experiência de superação para você, vai depender da sua reação a ele. Reaja. E rápido. <
2. Reação imediata lhe dá força incomum. Quando atacados, nossa força é estimulada pelo nosso sistema de autodefesa. Por isso, você deve dar vazão a essa força, e aproveitá-la. Se você deixar passar aquele momento, essa força incomum passará.
Isso funciona seja qual for a situação ou problema que vem sobre você. Utilize essa arma que Deus lhe deu.
Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Provérbios 24.10
Ressalva: Não estou falando aqui de emoção, reações emotivas, e tampouco de reação no sentido de brigar com outra pessoa. Falo da reação inteligente, usada para o bem, para superar um problema.