thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O grito que ninguém ouve

Imagem de capa - O grito que ninguém ouve
Meditando neste provérbio, encontrei algo interessante:

Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim: -Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? — Provérbios 1.20-22

Quer dizer: em todo lugar, em toda situação, há chance de aprender. A sabedoria está ao nosso redor, gritando, tentando chamar nossa atenção. Lições, esperando para serem aprendidas, espalhadas por toda a parte. Aprendizado, como frutas maduras na beira da estrada, esperando alguém passar e levar.

A sabedoria neste provérbio simboliza o próprio Deus (por isso a Bíblia dá o “S” maiúsculo à palavra). É Ele quem quer nos ensinar através de toda e qualquer oportunidade, boa e ruim. Não é preciso um QI elevado para entendê-lo, tampouco uma superespiritualidade. Só é necessário é humildade e atenção.

Esta sabedoria que Deus quer compartilhar conosco é muito mais valiosa do que conhecimentos adquiridos em livros e universidades. Trata-se de sabedoria para a vida, para conquistar e estabelecer a felicidade — coisas que os sábios deste mundo não conseguem achar. Sabedoria para ter um casamento feliz, viver em paz mesmo no meio da guerra, desviar-se do mal, vencer a si mesmo, construir uma vida íntegra.

Você também pode adquirir esta sabedoria. Mas para isso terá de aprender a sintonizar a voz de Deus, acima das vozes deste mundo barulhento.

Por isso, vem aí o Jejum de Daniel. Começa 24 de março.