thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O JUÍZO DE DEUS SERÁ SEGUNDO ESTA VERDADE

Deus não nos julgará com base na nossa própria verdade, mas pela única Verdade, que é Ele próprio

Ontem eu falei sobre as 3 verdades inconvenientes, hoje vou falar sobre mais uma, que é a seguinte: “O juízo de Deus é segundo a verdade.” (Romanos 2:2).

Isso significa que nós não seremos julgados pela nossa versão da história. Não, o juízo de Deus é segundo a Verdade. E o Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida…”. (João 14:6)

Naturalmente, aqueles que estiverem com a Verdade do seu lado, Ela os livrará desse julgamento. É importante ter essa consciência, porque nós estamos vivendo uma época em que a expressão “a minha verdade” se tornou moda.

Ora, é importante sabermos que quando alguém diz “a minha verdade”, provavelmente, essa verdade é uma mentira ou só um ponto de vista, que quase nunca é a verdade. Confundir ponto de vista com verdade é autoengano, é falta de pensar, pois um ponto de vista não pode ver todos os outros pontos de vistas de uma situação.

A verdade é imutável, é real, um todo. Já a mentira é flexível, pode mudar, não é algo real, é algo que existe só na cabeça do mentiroso e daqueles que creem nela.

Vamos pensar na verdade em 3 pontos: a verdade sobre as pessoas, a verdade sobre nós mesmos e a verdade que está em Deus.

Achar a verdade nas pessoas é muito difícil, praticamente impossível, porque não temos o mesmo dom de Deus, não temos poder de saber o que está dento das pessoas. Nós não temos todos os fatos, todas as informações, ninguém tem, ninguém sabe tudo.

Quando um juiz julga uma causa, ele quase nunca tem todos os fatos, ele só pode julgar sobre as provas que são apresentadas. Mas, quantas causas chegam até um tribunal sem provas? E, quando há, algumas delas são forjadas, testemunhas mentem no tribunal mesmo sob juramento. Enfim, encontrarmos a verdade nas pessoas é muito difícil.

Mas nós podemos buscar a verdade a nosso respeito. Eu tenho meditado muito neste Salmo:

“Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos”. (Salmos 19:12)

Há erros em nós que estão ocultos a nós mesmos, há verdades sobre nós que não enxergamos. Então, essa busca da verdade dentro de nós é muito importante.

Por exemplo: durante os primeiros 12 anos do meu casamento eu estava convencido de que estava certo, mas eu estava sinceramente errado. Mas, porque eu busquei, Deus me mostrou os meus erros ocultos.  Às vezes, a gente transparece uma coisa e a realidade é outra. Falta sinceridade, falta verdade, falta encarar a real condição. Então, para você mudar, a primeira coisa é reconhecer a verdade sobre você, por mais dolorosa que seja. Só assim poderá fazer algo a respeito.

Só saberemos de fato como agir quando buscarmos a única Verdade que é o Senhor Jesus. E isso você faz quando busca o Espírito dEle, as palavras dEle, ou seja, quando você tem um interesse real de conhecê-Lo.

Assim, quando você tiver um encontro com a Verdade, isso fará brilhar uma luz em seu coração, em sua mente, e você terá outros olhos para tudo que está acontecendo ao seu redor e verá muitas mentiras que antes não via, e você vai agir de acordo com a vontade de Deus.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso