O MAL COSTUMA TER EFEITO BUMERANGUE
O tempo de espera para ver a justiça, não pode lhe tornar injusto, mas aprimorar ainda mais a sua fé, pois ela é o combustível para alcançar a justiça de Deus
O rei Salomão disse: “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra” (Eclesiastes 3:17).
A injustiça costuma ter um “efeito bumerangue”. Eu falo do mal que é feito intencionalmente, aquele em que a pessoa sabe que está prejudicando alguém e insiste na sua mentira. E parece que a pessoa se safa, parece que ela venceu e que o mal superou o bem.
Mas, como está escrito, Deus julgará o justo e o ímpio. Apesar de Deus ser o Justo Juiz, há um tempo. Esse tempo de espera pelo julgamento de Deus é que faz o justo se tornar injusto por querer fazer a justiça com as próprias mãos. Ele perdeu a confiança no Justo Juiz. Entenda: Deus disse: “o Meu justo viverá pela fé” (Hebreus 10:38). Ele não disse que seria pela “justiça”. Isto significa que, muitas vezes, o justo vai passar por injustiças. Mas ele vive pela fé que tem e não porque tudo vai bem em sua vida.
A fé do justo vai ajudá-lo a superar até as injustiças que ele enfrentar nesta vida. Porque, apesar de ser justo, ele está vivendo em um mundo extremamente injusto. Se o justo não tiver fé, ele não vai aguentar esperar a justiça de Deus. E no momento em que ele se apressa para fazer justiça, ele deixa de ser justo.
Não é que nós somos bonzinhos, mas é que a única coisa que nos faz justos diante de Deus é a nossa fé. Você diz: “eu sofri injustiça. Eu não vou aceitar. Isso não vai ficar assim”. Aí, você vai lá e faz a justiça com as próprias mãos. Você se torna passível da justiça de Deus pela sua injustiça.
Salomão quis dizer que, às vezes, Deus permite a injustiça por haver um propósito até na injustiça. Talvez, seja ensinar para o justo a ter confiança. Talvez, seja para exaltar o justo aos olhos dos demais (como na história de Mordecai, na Bíblia). Mas o justo tem que continuar crendo.
Preste atenção: você que está cometendo injustiça conscientemente (você mentiu, enganou, roubou, traiu) saiba que esse tempo vai passar. E, quando ele passar, o juízo virá para você. A justiça tem “efeito bumerangue”. Porém, você pode se arrepender, você pode se humilhar diante de Deus.
Para quem está sofrendo a injustiça: não ceda à tentação de fazer justiça com as suas próprias mãos. No momento em que você fizer isso, você vai deixar de crer. E o justo vive pela fé. A fé faz parte da sua justiça. Continue crendo que Deus vai guardar você. Aguente e suporte. É um tempo angustiante, mas ele passa. Procure também compreender a lição que pode ser extraída dessa injustiça. Você tem que dizer: “meu Deus, isto está me angustiando. Porém, eu sei que há um propósito nisto. Ainda não sei qual é, mas me mostre para que eu aprenda e esse propósito se cumpra na minha vida o quanto antes”.
Então, pense a respeito e assista ao vídeo acima.