thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O MUNDO É MOVIDO PELA INVEJA

Você está satisfeito com a sua vida? Com os objetivos alcançados? Ou sente que algo lhe falta? Observe os sinais e veja se esse sentimento de inveja não corrói sua vida e pensamentos

Há um fenômeno no mundo, que os mais velhos conseguem observar melhor (pela experiência mais longa), que é: o ser humano nunca está satisfeito com o que tem.

Suspostamente, quando uma pessoa está insatisfeita é porque lhe falta alguma coisa e presume-se que quando a pessoa tiver essa coisa, ela estará satisfeita. Mas não importa o quanto o ser humano tenha, ele sempre estará insatisfeito e buscando algo que não tem.

Você vê homens que se casaram com mulheres lindas, mas as traem. Mulheres que também fazem o mesmo. Filhos que tiveram tudo materialmente, mas estão infelizes com suas vidas.

Se você tem 45 anos para cima, você teve a oportunidade de viver duas épocas diferentes. Se voltarmos 100 anos e procurarmos ver como os nossos avós e bisavós viviam, você ficará surpreso com o pouco que eles tinham para viver. O fogão era à lenha, o automóvel era só dos muitos ricos, roupas eram caras e as pessoas as usavam por muito tempo. Materialmente, tudo era mais escasso e caro. A pessoa dos dias de hoje considerada pobre é mais rica do que a pessoa que era considerada rica há 100 anos.

Mas, apesar do enriquecimento material, você vê um empobrecimento da alma, nos dias de hoje. Porque os antigos valorizavam muito a família, a importância da palavra (os negócios eram fechados na palavra), a moralidade. Antigamente, as coisas eram mais “sérias”. Hoje, vemos uma pobreza de princípios. E, por causa disso, as pessoas são movidas pela inveja. Sendo insatisfeitas e sempre olhando para a vida dos outros, elas querem o que o outro tem. Essa é a situação do mundo.

Um dos Dez Mandamentos é justamente para que a pessoa domine a cobiça do que é do outro. É um problema antigo, mas muito presente no mundo atual. Como justificar a inveja? A inveja não está ligada a quanto uma pessoa tem, mas a quanto o outro tem.

Portanto, você não pode dominar a inveja dos outros, mas você pode dominar a sua. E uma das formas de se fazer isso é não olhar para a vida dos outros. Não compare o que os outros têm.

A pessoa que fica olhando a vida dos outros nunca ficará feliz. O sentimento de cobiça foi o mesmo de satanás. Mesmo Lúcifer sendo coberto de glória, ele olhou para o Trono de Deus e disse: “para mim, não é o suficiente. Eu quero o Trono de Deus”.

Porém, a pessoa rica espiritualmente é feliz, mesmo com o “arroz e feijão”, com o simples. Ela é muito rica pela presença de Deus que possui dentro de si.

Pense a respeito e assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso