thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O PECADO DESTRÓI TUDO QUE TOCA

Como agir para não cair em tentação? Como reagir se eu já caí em tentação? Essas são perguntas que ficam quando o pecado decide bater na sua porta. Tome cuidado e se proteja

O pecado destrói tudo o que toca. Como um furacão, que devasta tudo pelo caminho onde passa, assim o pecado também destrói a vida do pecador e de outros afetados por ele. O pior é que ele não destrói somente a vida do pecador, mas de quem é afetado diretamente ou indiretamente pelo pecado.

Por que isso acontece? O pecado é um erro que destrói aquilo que está inteiro. Ele começa destruindo, primeiramente, a consciência do pecador. Quantas vezes, em um momento de fúria, você falou algo de ruim e, no momento que as palavras saíram da sua boca, você se lamentou? O pecado divide forças, porque uma parte sua quer fazer o certo e a outra quer fazer o errado.

Quantas famílias têm sido destruídas pelo pecado? A mentira gera a dúvida na relação (a esposa fica com desconfiança, ciúme e o casamento vai sendo enfraquecido). O vício vai entrando na vida da pessoa e as famílias vão se desestruturando. Quantas famílias nem chegam a ser formadas devido a um pecado? Um rapaz engravida uma moça, depois de uma festa, e nasce uma criança que não tem a ver com isso, uma vida inocente. O pecado vai atingindo terceiros e você entende o motivo do mundo estar como está. Muitas pessoas perdem dinheiro de anos em momentos de apostas, de golpes financeiros. E por que a pessoa acreditou no golpe? Por causa do pecado da cobiça.

Na Bíblia, está escrito: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15).

O primeiro golpe que a pessoa sofreu foi o golpe da cobiça. A pessoa fica vidrada nas promessas de riqueza e o coração enganador a faz cair no pecado da cobiça. O pecado vai destruindo a família, os relacionamentos, os negócios. Tudo o que o pecado toca é destruído.

A Palavra de Deus ensina duas coisas sobre isso…

Primeiro, feliz é a pessoa que resiste à tentação de cair no pecado. A prudência ensina que a prevenção é melhor que o remédio. O sábio resiste à tentação. No “Pai-Nosso”, o Senhor Jesus nos ensina a pedir para não cairmos em tentação. Cada um é tentado de uma forma. Você se conhece. Você sabe o que lhe tenta. Vigie.

E a segunda lição é para aqueles que já caíram em tentação. A pessoa diz: “desde que eu pequei, eu perdi tudo. O que eu faço?” O Texto diz: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (1 João 2:1-2). Se você cair no pecado, o que você precisa fazer? Crer no Senhor Jesus; aceitar o perdão que Ele lhe dá; você abandona o pecado; o que puder reparar, você repara; confie no perdão de Deus; olhe para frente. Se você pecou, levante-se enquanto há tempo; e o Advogado, que é o Senhor Jesus, lhe dá a oportunidade de começar uma nova vida e não errar mais.

Pense sobre isto e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso