thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O PODER da DETERMINAÇÃO para sua VIDA

Use a determinação a seu favor e mude o rumo da sua vida

Há uma lição importante para você, que deseja aprender a se dominar. Não somente para vencer os maus pensamentos, mas para ser líder de si mesmo. Ainda que Deus seja o Senhor da sua vida, você precisa dizer para si: “obedeça Deus”. Se nós não dissermos isso, nós não vamos obedecê-Lo, porque Ele não nos obriga.

Houve um período na Igreja Primitiva, entre os primeiros discípulos, que surgiu uma profecia de que haveria uma fome em todo o mundo.

“E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César” (Atos 27-28).

Vale enfatizar que essa “profecia” não é o que nós vemos hoje em dia, em que “profetas” e “profetizas” dizem algo do tipo: “o Senhor me disse que você vai se casar com fulano”, “você não deve fazer isso” ou “você não deve trabalhar com aquilo”. As profecias, normalmente, falam de um grupo de pessoas, algo para um povo comum, não é algo personalizado sobre um capricho da vida de alguém, sobre um conforto material.

Essa profecia, em Atos, tinha como objetivo preparar a Igreja. Era para que a comunidade cristã se organizasse contra a fome que viria naquele tempo.

O que chama atenção nessa passagem não é apenas a generosidade dos cristãos, que ajudaram uns aos outros, mas houve uma “determinação”.

“E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia” (Atos 11:29).

Eles determinaram que cada um enviasse a sua ajuda. “O que você pode enviar?” O povo recebeu uma ordem: “todo mundo tem que ajudar como puder”.

A lição disso é o poder da determinação. Para você enfrentar problemas em sua vida, você tem que determinar algo para si mesmo. Por exemplo: “eu determino que eu não vou mais chorar por essa pessoa”. Você tem que determinar o fim de um pecado, de um mau hábito. Há situações em que você tem que determinar o que quer e o que não quer para a sua vida.

“O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará” (Isaías 14:24).

Há muitas coisas que você tem que determinar para si. Não se apoie na desculpa: “é o meu jeito”. É você ser chefe de si mesmo, sem opção. A única opção que você tem é obedecer. Assim, você verá a mudança em sua vida.

A Igreja Primitiva determinou. Às vezes, temos que colocar uma “lei” para nós mesmos, porque a nossa natureza humana tem a tendência de fazer só o que sente.

Pergunte-se: “o que eu tenho que determinar em minha vida para mudar a partir de hoje?”

Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso