thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O que HOMENS devem LER sempre na BÍBLIA

Sempre que me perguntam o que ler na Bíblia, eu dou este conselho! Medite bem nesses capítulos de Provérbios, para no final não dizer que não sabia

Um conselho que eu costumo dar para homens e mulheres é que, quando não souberem o que ler na Bíblia, que leiam Provérbios, capítulos 5, 6 e 7.

É um grupo de conselhos sobre o perigo do adultério, de uma paixão fulminante. Depois, com o tempo, leia aos poucos e se atente para o tema.

Ele começa dizendo: Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno” (Provérbios 5:1-5). Já deu para se ter uma ideia do que trata essa parte.

E é inevitável pensar que Salomão falava de algo que conhecia de perto, porque foi o que aconteceu com o seu pai e a sua mãe. Um casamento colocou uma nação toda em uma rota de colisão, e, até hoje, ela não se recuperou. Israel nunca mais voltou a ser a mesma desde a história de Davi com Betseba. O primeiro filho deles morreu. Mas, depois, nasceu o rei Salomão. E ele fala de algo que ele sentiu na pele, porque todo mundo sabia do pecado dos pais dele.

O pecado começa com a sedução dos nossos sentidos. Nós também somos seduzidos pela imaginação: “como seria?”

Às vezes, uma mulher não recebe a atenção do marido, que não se preocupa com as necessidades dela. E, então, ela começa a imaginar. Lembre-se que o rei Davi, antes de cair, olhou para Betseba. Até que, no momento oportuno, ele deu vazão ao pensamento que estava tendo.

Salomão também diz: “Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?” (Provérbios 5:15-16). Ou seja, assim como a água era muito preciosa no deserto, o homem não deve desperdiçar o amor da esposa.

E ele continua: “Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?” (Provérbios 5:17-20).

Salomão sabe que os homens são visuais, por isso, ele até aconselha que nem se deve sequer passar pela porta da mulher estranha. E isso serve para as mulheres também. A mulher deve cuidar quanto aos sentimentos, ao envolvimento emocional e à imaginação. Ou seja, marido e mulher precisam cuidar um do outro para não deixarem brechas para o pecado um do outro.

O conselho que fica é: de tempos em tempos, leia Provérbios 5, 6 e 7. Medite nessas palavras. Nunca é demais se lembrar de como o pecado trabalha para nos assediar e o quanto ele é amargo.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso