thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O QUE VALE É A INTENÇÃO, SÓ QUE NÃO

Essa é a razão do fracasso de muitas pessoas. Se avalie e decida mudar suas ações hoje mesmo

Todos conhecem o ditado: “de boa intenção, o inferno está cheio”. Este ditado aponta para uma diferença que há entre a intenção e a ação das pessoas. Nem sempre as ações das pessoas estão alinhadas com as suas intenções. A pessoa pode ter uma boa intenção, mas fazer algo que vai contradizer essa boa intenção. “A minha intenção foi a melhor. Eu só quis ajudar”, ela diz.

Às vezes, você tem que julgar pelas ações. Você é o que você faz. Há pessoas que são boas em fazer isso (só que com os outros). Como elas não conseguem ver por dentro de alguém qual é a intenção, então, elas julgam a ação. E isso mostra que elas são boas para apontar os erros alheios, mas possuem um julgamento meio enviesado de si mesmas. Contudo, quando você vai ao tribunal, você é julgado pelas ações, fatos, provas (e não pelas intenções).

Como o apóstolo Paulo observou: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Romanos 7:19). Ele falava desse conflito entre as ações e as intenções. E a nossa guerra é exatamente alinhar essas duas: colocar as intenções no lugar certo e segui-las com as ações correspondentes. Por exemplo, se você ama a sua esposa, você não vai fazer o que você sente, você vai fazer aquilo que corresponde ao amor. É como aquele marido, que já está acomodado na cama, e se levanta para pegar o copo de água que a esposa pediu. Ele não sente vontade, mas ele faz.

O mesmo diz respeito a Deus. Porque, a Bíblia diz que o próprio diabo crê em Deus (Tiago 2:19). E isso é um caso extremo entre o que um ser tem dentro de si e o que ele externaliza com as atitudes. Há pessoas também, que assim como os demônios, dizem que creem em Deus com as intenções (elas estão convencidas de que a fé delas é real), mas quando se observa as atitudes delas, vê-se que aquilo não condiz com o que foi falado.

Então, avalie a suas intenções em primeiro lugar. O que você deseja é bom e correto? Depois, verifique as suas ações (se elas estão alinhadas com essas boas intenções). Corrija isso e a sua vida terá mais sucesso. Você pode acompanhar a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso