thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

OMISSÃO É PECADO: ENTENDA POR QUÊ

Está passando por dias difíceis, guerras, tribulações, então essa palavra é para você

Pecado não é só adulterar, mentir, roubar, fofocar. O pecado também inclui a omissão (ser negligente, descuidado com as próprias responsabilidades).

Está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Então, se eu posso fazer algo, mas não o faço, estou pecando, porque estou sendo omisso. Você vê que vai além das nossas obrigações. Isso inclui a nossa capacidade de fazer. O Senhor Jesus ensinou isso também na “parábola dos talentos”, em que um dos servos foi negligente. Em vez da pessoa colocar força em sua responsabilidade e fazer o que ela pode e tem que fazer, ela coloca força em colocar desculpas. Mas Deus não aceita desculpas. Ele não vai aceitar explicações, por mais elaboradas que sejam, por algo de que você se esquivou.

A rainha Ester, por exemplo, quando estava no palácio, viu o próprio povo ser ameaçado. Mordecai a alertou de que ela poderia fazer algo a respeito (Ester 4). Ou seja, nós temos de ser corajosos, cumprir com a nossa parte. Também está escrito: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena” (Provérbios 24:10). O que é “se mostrar fraco no dia da angústia”? Não está dizendo que a pessoa é fraca, está dizendo que ela se mostrou fraca. Isso significa que ela foi omissa. Ela não mostrou a força que estava dentro dela. A nossa força vem por meio da nossa fé. Quando a pessoa diz “estou sem forças” é uma mentira que o mal contou para ela. Porque a Palavra de Deus diz que nós não somos tentados, jamais, acima das nossas forças (1 Coríntios 10:13). Se não mostramos a nossa força no dia da angústia, estamos sendo omissos.

Você, que está passando por um dia de guerra, não aceite esta palavra que diz: “Eu não consigo. Está difícil demais para mim. Eu vou me entregar”. Essa batalha na sua mente é a primeira que você tem que vencer. É a batalha dos pensamentos. Essa guerra é a principal guerra que você está enfrentando. Não é a guerra do lado de fora (das dívidas financeiras, dos problemas familiares ou da saúde). Essa guerra que acontece do lado de fora, você vai vencer cedo ou tarde, se você vencer a guerra que está na sua mente.

Isto é uma falha gravíssima diante de Deus: a pessoa ser fraca quando ela precisa ser forte. Você, marido, precisa ser forte para lutar pelo seu casamento. Não entregue os pontos. Você, que é colaborador em uma empresa, não seja omisso. Você tem se mostrado fraco, no dia da angústia? Então, levante-se e manifeste força. Porque na ação da fé está o milagre.

Aprenda mais no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso