thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ONDE VOCÊ OLHA É PARA ONDE VOCÊ VAI

Os seus olhos vão guiar os seus pés, então, cuidado para onde você tem olhado

Guarde esta lição para a sua vida (e, se você aplicá-la, você irá bem): para onde você olha é para onde você vai. Onde estão os seus olhos irão os seus esforços.

Não é por acaso que Deus colocou os nossos olhos à frente, no rosto. Toda a anatomia humana aponta para a nossa necessidade de ir para frente. E o que isso implica em nosso dia a dia (além do óbvio, que é quando estamos caminhando)?

Você já percebeu que quando você come o que não deveria, primeiro, você olhou para aquilo? Quando você começa uma dieta, a primeira coisa que você deve mudar é a sua lista de supermercado. Evite ficar perto de pessoas que comem aquilo, porque a lógica nos diz que vamos acabar desejando.

O Senhor Jesus disse: “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28). Em outras palavras: “não olhe, porque, do contrário, você vai dar o próximo passo”. Por que o seu casamento está frio? É porque você não olha para a sua esposa. Você não a faz se sentir vista. Do contrário, ela se sentirá amada e a paixão vai aumentar com os anos.

Para onde você olha é para onde você vai. Também não é por acaso que Deus deixou tantas pistas na Palavra para que os Seus filhos olhem para o Céu. É para a pessoa pensar no dia em que se encontrará com Ele. O que é a salvação, senão a expectativa do Céu? Mas o cristão que não pensa no Céu todos os dias, acaba tropeçando nas coisas da Terra.

Para onde você olha é para onde você vai. Guarde isso. E o que você tem que avaliar? Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. […] Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti” (Provérbios 4:20-25).

Então, avalie o que você coloca diante dos seus olhos. Avalie o que você assiste, lê, para quem está olhando, quem você tem como exemplo, com o que você gasta o seu dinheiro.

A segunda coisa é: o que você tem que tirar da frente dos seus olhos? Quais amizades? Conteúdos?

Reflita sobre o assunto e acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso