OS 4 FUNDAMENTOS DO HOMEM DE SUCESSO (1/4)

05 de setembro de 2024 - 18:31

Ter um ofício é diferente de ter um trabalho, porque nem todo trabalho é digno. Mas quando falamos de um ofício estamos falando de desenvolver uma habilidade, um talento, um propósito que Deus colocou dentro de você.

Não importa se você é um encanador, um arquiteto, um jornalista, desde que seu ofício sirva para um bem comum ou para o bem das pessoas a quem você serve, esse ofício é digno.

Portanto, o homem precisa ter um ofício para sustentar a si próprio e a sua família, do contrário irá precisar de alguém que o sustente. Neste caso, ele é um dependente, aquele homem encostado que a mulher tem que ficar sustentando.

Aliás, esse é um dos problemas do homem moderno. Algumas décadas atrás isso não era um problema comum porque o homem sempre foi associado à ideia de provedor, se ele não conseguia prover para si e para sua família isso era uma vergonha.

Muitas mulheres pela sua ascensão profissional não precisam de um homem para sustentá-las financeiramente, mas mesmo a mulher que ganha bem e até mais do que o marido, ela não quer um marido em casa lavando os pratos, cuidando das crianças, ela quer um homem que tenha um senso de dignidade, um senso de propósito, um senso de valor.

A Palavra de Deus diz:

Digno é o trabalhador do seu salário.” (1 Timóteo 5:18)

No Salmo 128 está escrito:  

“Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.  Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”. (Salmos 128:1,2).

Ou seja, a Bíblia associa o respeito, o autorrespeito, a dignidade do homem ao seu proveito no trabalho. Pela sua natureza, pela sua definição ele deve produzir, ele deve tirar prazer daquilo que ele faz sendo útil a outras pessoas.

Você tem que pensar no ofício como uma espécie de propósito, uma adoração que nós fazemos a Deus (Colossenses 3:23, 24).

Seu trabalho é uma extensão de você, é uma das pernas da cadeira, ele é um fundamento da sua vida, quando você tem um ofício digno e você se dedica, você respeita o seu trabalho e respeita as pessoas a quem você oferece o seu trabalho, e ele vai te sustentar para o resto da vida.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador
Bispo Renato Cardoso