thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

OS 4 FUNDAMENTOS DO HOMEM DE SUCESSO (2/4)

Autodomínio, entenda como isso é um pilar importantíssimo para um homem de sucesso e coloque em prática na sua vida

O autodomínio é o segundo fundamento do homem de sucesso.

Salomão disse: Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” (Provérbio 16:32)

A história mostra muitos homens que foram presidentes, governadores, grandes empresários, que dominavam sobre milhares e até milhões de pessoas, mas que não tiveram controle de si mesmo. Traíram a mulher, se entregaram ao vício, se corromperam por dinheiro, enfim, não dominaram sua própria ganância, seus próprios desejos.

Então, a coisa mais difícil é você dominar os seus impulsos. É como se dentro de nós morassem duas pessoas o tempo todo: uma que quer fazer o bem e a outra que quer fazer o mal; uma que quer levantar cedo e fazer o melhor no trabalho e a outra que quer ficar deitada debaixo das cobertas. Travamos essa guerra todas as manhãs quando o alarme desperta.

Um lado quer ser fiel à mulher, o outro lado quer olhar a mulher dos outros. É a divisão do bem e do mal que está dentro do ser humano. Paulo falou sobre essa divisão:

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:19-24)

Essa é a guerra nossa de cada dia. O homem que vence essa guerra  contra os seus impulsos, contra as suas vontades, está no topo, porque a maioria não se domina.

Hoje, nós vemos homens que se entregam aos prazeres em busca do que o coração pede.

O nosso coração sempre vai pedir o que ele sente, o que ele tem vontade de fazer. A nossa carne procura conforto e prazer, ela quer satisfazer as nossas vontades, quer descansar, não quer ter trabalho, o que conflita com o primeiro fundamento, que é ter um ofício. Pois, para ter um ofício você tem que vencer a preguiça.

O problema de você sempre procurar o conforto e o prazer é que os seus desejos podem te trazer alegria no momento, mas vai lhe cobrar um preço alto lá na frente.

Por exemplo, se você comer tudo que os seus olhos veem, tudo que a sua boca deseja, você vai começar a ficar obeso e a ter vários problemas de saúde.

E o que dizer dos vícios? O vício traz prazer, mas junto vem a maldição, vem o mal-estar, seja qual for o vício.

Então, o antídoto para isso é ter autodomínio, é se conhecer. Se você tem autodomínio você levanta da mesa quando percebe que já chegou no seu limite, sentindo vontade ou não. Você vai fazer sua atividade física, gostando ou não.

Você sabe que tem inclinação para ser mulherengo então você não fica de conversinha com mulheres, você não dá carona, não fica curtindo mulheres nas redes sociais. Se você se conhece e sabe que vai escorregar ladeira abaixo então não coloca o pé no início da ladeira, fica longe.

Portanto, o autodomínio é o que faz ele ser disciplinado em tudo.

Assim sendo, corte aquilo que está te levando à destruição. Observe as coisas que você assiste que faz mal para você, que o saldo emocional, espiritual, mental, é negativo. Você escolhe o que coloca para dentro do seu pensamento, você tem poder sobre isso, então não viva pelos seus sentimentos, não viva pelo que você sente vontade de fazer, do contrário, a sua vontade vai escravizar você.

Você nunca vai encontrar alguém de sucesso que não teve que dominar a si mesmo.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

Leia também: OS 4 FUNDAMENTOS DO HOMEM DE SUCESSO (1/4)

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso