thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

OS 4 MANDAMENTOS DO PERDÃO QUE VOCÊ NUNCA DEVE DESOBEDECER

Se você quer uma vida mais leve e feliz, cumpra estes 4 mandamentos do perdão. Do contrário, estará prejudicando a si mesmo, assim como quem lhe feriu

O perdão tem quatro mandamentos fundamentais, e se você desobedecer qualquer um deles, enfrentará consequências. Todos nós, em algum momento da vida, nos depararemos com a necessidade de dar ou pedir perdão.

Certamente, o perdão é uma ferramenta poderosa que Deus nos deu para resolver problemas aparentemente insolúveis. É um remédio capaz de curar doenças do coração. Sim, ele tem esse poder. Sem o perdão, não teríamos chance de salvação. Por isso, é essencial entender e aplicar os quatro mandamentos do perdão em nossa vida.

1º Mandamento: Quando receber perdão, aceite

Se alguém lhe oferecer perdão, aceite-o de coração. Não continue se culpando ou desacreditando do perdão recebido. Muitas pessoas não se perdoam, pois não acreditam no perdão de Deus. Mas pense: se Deus, que é infinitamente superior, lhe perdoou, quem é você para não se perdoar? Receba o perdão como um ato de misericórdia e graça imerecida.

2º Mandamento: Peça perdão sempre que necessário

Se você errou, não espere que a outra pessoa venha lhe perdoar espontaneamente. Tome a iniciativa e peça perdão. O resultado dessa atitude está fora do seu controle, mas o seu dever é reconhecê-lo e agir rapidamente. Não encare isso como um ato de fraqueza. Pelo contrário, pedir perdão é um sinal de humildade e honra. Diga com sinceridade: “Eu errei com você, me perdoe.” Isso demonstra sabedoria e maturidade emocional.

3º Mandamento: Sempre perdoe quem lhe pedir perdão

Se alguém tiver a coragem e humildade de lhe pedir perdão, conceda-o. Jesus nos ensinou: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15)

Não fique julgando a gravidade do erro para decidir se perdoa ou não. Precisamos do perdão tanto para pecados pequenos quanto para grandes falhas. Guardar ressentimento apenas prolonga o sofrimento. O perdão liberta.

4º Mandamento: Não volte ao assunto depois de perdoar

O perdão verdadeiro significa seguir em frente. Como Deus faz com nossos pecados, devemos também escolher não mais lembrá-los. A Bíblia diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25)

Ao perdoar, não traga o erro de volta à tona. Foque no futuro e na reconciliação.

Conclusão:

Desobedeça qualquer um desses mandamentos e você vai complicar muito a sua vida. Obedeça-os e você vai simplificar, facilitar muito a sua vida e o seu bem-estar emocional e espiritual. Assista ao vídeo e entenda melhor sobre o assunto!

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso