OS DOIS REMOS E COMO SE REALIZA O IMPOSSÍVEL
Um homem queria atravessar um lago e pediu ajuda de um barqueiro que estava à margem, com um barquinho a remo. No barco, o homem começou a remar e, com o barqueiro, atravessou o lago. O homem notou que cada um dos dois remos continha uma palavra: crer e agir. E perguntou: por que está escrito crer e agir nestes remos? Então, o barqueiro lhe disse: reme com este remo. O homem começou a remar apenas com o remo “crer” e o barco começou a dar voltas. Depois o barqueiro disse: reme apenas com o “agir” e o barco deu voltas na outra direção.
Logo o homem entendeu o propósito daquelas duas palavras. O barco só poderia avançar se ele o remasse com os dois remos. Essa história ilustra o grande erro de muitas pessoas. Muitas têm andado em círculos na vida, usado somente a fé, uma fé religiosa, teórica, sem ação. Para avançarmos, precisamos primeiro crer, porque primeiro vem a fé, que é o nascimento de toda ação. Se você não acredita, não coloca os pés no chão para levantar da cama nem sai de casa. Nós precisamos manter o remo da fé movendo-se paralelamente ao remo do agir.
Os discípulos perguntaram em uma ocasião porque eles não conseguiram expulsar o demônio de um jovem e Jesus lhes disse: “por causa da vossa incredulidade”. Eles foram lá, colocaram a mão sobre o rapaz para expulsar o demônio, mas faltou a fé, o remo do crer. “E Jesus lhes disse: por causa da vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. (Mateus 17.20).
Jesus está falando que ainda que nosso problema seja milhares de vezes maior do que a nossa fé, como uma montanha é milhares de vezes maior do que um grão de mostarda, mesmo assim, se você crer, encarar o problema, usar a sua fé com convicção, então, assim acontecerá. Fé e ação provocam o impossível na nossa vida.
Em vez de ficar preocupado com o tamanho do seu problema, olhe para a fé que você tem e vá para cima, mova os dois remos, coloque o foco no outro lado da margem do rio. Não importa se vier tempestade, não importa se estiver frio, calor, vá remando, crendo e agindo. Você tem esses dois remos à sua disposição, mas precisa remar. Se continuar com estes dois remos, você vai chegar do outro lado desse lago que você deseja cruzar