thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PENSAMENTO ACELERADO E ANSIEDADE

Você já pensou que, todos os dias, ao seu redor existem os ladrões do tempo? Sim, eles roubam o seu tempo e deixam para você o pensamento acelerado e a ansiedade. Mas há uma forma de se livrar disso!

Nos últimos anos, uma nova condição tem afetado a vida de muitas pessoas (especialmente, no mundo moderno das tecnologias, das coisas rápidas). Essa condição é conhecida como “pensamento acelerado” e “ansiedade”.

A Palavra de Deus diz: “Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as Tuas consolações recrearam a minha alma” (Salmos 94:19).

Você, certamente, já se encontrou com o pensamento acelerado. As tecnologias, supostamente, eram para nos ajudar, eram para fazermos mais com menos tempo. Mas o resultado emocional, mental, é que o nosso tempo é praticamente todo roubado. O uso dessas tecnologias não nos dão a sensação de termos feito muito, mas, sim, de que não estamos fazendo o suficiente. Afinal, quem consegue acompanhar o avanço tecnológico? Você compra um celular e daqui a pouco já tem uma versão mais recente. Você vira escravo da tecnologia.

Assim, a tecnologia que era para nos libertar e nos proporcionaria fazer mais coisas com menos recursos, na verdade, tira o nosso tempo. E, ainda, tem as redes sociais para nos lembrar do que os outros estão fazendo. A amiga que viajou para a Europa, o patrão que postou as metas do momento. E vem aquele estresse. E as pessoas se perguntam: por que todos estão mais ansiosos? Não está óbvio? O ser humano virou escravo de tudo o que está acontecendo ao redor.

Quando estamos preocupados, com um problema nos pressionando, é comum termos uma multidão de pensamentos. Imagine todos os tipos de pensamentos ao mesmo tempo na sua cabeça. É disso que o salmista está dizendo. Porém, ele traz uma solução: “as consolações de Deus deram férias para a minha alma”. Essas “consolações” são as palavras do Altíssimo. Existe o pensamento dEle, que funciona como um descanso para a sua mente. Já quando você abre o jornal, você vê várias notícias ruins. Você joga mais pensamentos ruins para a sua cabeça. E você altera o seu estado para “acelerado”, “nervoso”, “sem esperança”. Mas, na Palavra de Deus, você encontra calma para a sua alma.

Por exemplo: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:34).

Veja a consolação de Deus. Você tem aluguel para pagar, o filho que dá problema e o patrão que lhe chamou atenção. Mas Jesus diz: “não fique atribulado pelo dia de amanhã”. Vamos tratar do “hoje”. Deus vai me dar o “pão de cada dia”. Isso lhe traz alívio, a certeza de que é Deus Quem está no controle (e não você).

Se você está ansioso, é porque você está com a sua mente voltada para os outros. Volte a sua mente para a mente de Deus, que é onde você encontrará descanso para a sua alma.

Medite nisto e acompanhe o vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso