thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PIOLHOS

Qual voz você está repetindo? A da multidão ou contra a multidão?

“Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito” (Êxodo 23:2).

Veja a sabedoria de Deus, que nos exorta sobre seguir a opinião da maioria. Você, certamente, já ouviu falar que o certo é certo (mesmo que poucos estejam fazendo) e o errado é errado (mesmo que a maioria esteja fazendo). Mas, normalmente, as pessoas querem fazer parte de uma multidão. Elas querem fazer parte de um grupo que está alinhado com o que elas concordam. Então, a pessoa encontra um determinado grupo que defende uma certa bandeira, uma certa ideologia. E, assim, ela veste a camisa, começa a falar como aquele grupo e representa aquele grupo, mas sem nem saber, na maioria das vezes, o que está fazendo. As pessoas suspendem o raciocínio e seguem a multidão pelos sentimentos. E a Palavra nos alerta sobre isso.

É natural que o ser humano, até por questão de sobrevivência, procure se juntar com a maioria. Afinal, quem quer enfrentar a maioria? Somente pessoas, realmente, convictas. Quando o Senhor Jesus esteve aqui, Ele enfrentou a maioria e foi crucificado por isso. Quando você está convicto, você não se importa. Apesar de ter pago um alto preço, foi um preço necessário (e que nos mostrou a convicção da verdade que Ele veio nos trazer). A morte dos cristãos foi o que promoveu com mais força a crença que eles praticavam. “Que crença é esta em que eles estão dispostos a morrer?”

Então, a Palavra de Deus nos ensina a refletir, a não seguir todo mundo. Uma máxima na propaganda da época do Nazismo era: “uma mentira falada mil vezes se torna em uma verdade”. E eles trabalhavam na propagando como lavagem cerebral para que a população falasse como eles queriam. Nós vemos esses relatos por informações e fotos, mas naquela época havia pessoas que se submetiam àquele pensamento, pessoas estudadas. Aquilo era fruto de seguir a multidão e de suspender o raciocínio. “Se alguém está falando isso e é uma autoridade, o rádio está falando e o meu vizinho está falando, então isso é uma verdade”. Mas Deus nos chama à inteligência e para alinharmos os nossos pensamentos com os dEle. O mundo vem muito de “minha verdade”, mas Deus é “a” verdade. E, assim, não correremos o risco de errar.

Por isso, tome muito cuidado se você está seguindo alguma ideologia, alguma figura que ocupou um espaço no seu coração. Normalmente, a multidão não anuncia que está fazendo o mal, as bandeiras dizem que estão fazendo o bem. Então, tome cuidado com a voz que você repete. Não caia no mesmo buraco que esta multidão.

Reflita sobre isso e assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso