thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE A POBREZA NÃO É FALTA DE RECURSOS

A pobreza não é a falta de recursos, mas sim, a falta de conhecimento da dimensão da riqueza em sua plenitude

A Palavra de Deus nos ensina que a pobreza nunca foi um plano de Deus. A pobreza neste mundo não é causada por Deus. Pois, quando Ele criou este mundo, Ele criou a abundância, Ele fez o Paraíso. E colocou o homem neste lugar de abundância com tudo o que ele precisava para a vida.

A Terra foi amaldiçoada quando o homem pecou contra Deus. E é assim até os dias de hoje. Sabemos que toda a criação geme por causa da rebelião do ser humano contra Deus (Romanos 8:22). E uma das consequências dessa rebelião é a pobreza. E é algo muito curioso porque pode alguém morrer de sede perto de um lago com água cristalina? Não. Mas é a mesma situação do homem. O mundo é cheio de riquezas, mas as pessoas passam por dificuldades, por causa da injustiça, da falta de conhecimento (de maneira geral). O mundo tem recursos o suficiente e se as pessoas estivessem engajadas em fazer as coisas certas, haveria prosperidade.

Quando você vai a Dubai ou à Arábia Saudita, que são lugares desérticos, você percebe que o conhecimento humano ajudou a descobrir petróleo, a gerar riquezas e a fazer das cidades populosas. A pobreza, normalmente, é falta de conhecimento, de uso da inteligência para aproveitar o que está à disposição. Também é falta de relacionamento com o Pai. Como pode um filho ser pobre tendo um pai riquíssimo? Neste mundo, existem filhos que são deserdados por não terem um relacionamento com os pais. Assim é também com aqueles que não se relacionam com Deus.

Muitas pessoas trabalham com muito esforço, mas não usam a cabeça. Elas não conseguem acumular em suas vidas. A cabeça tem que trabalhar. Meu pai dizia o ditado popular: “quando a cabeça não pensa, o corpo paga”. E quantas pessoas estão pagando no corpo a falta de trabalho na mente? Então, a pobreza vem pela falta de pensar, pela falta de relacionamento com Deus, pela falta de caráter. Sim, vemos tanto dinheiro sobrando no mundo, mas há corrupção, interesses nas cabeças de governantes e entre os que fazem negócios. Acontece a pobreza por causa da corrupção do caráter humano. Governos trabalham com tantos recursos que se fossem devidamente aplicados não aconteceriam tantas tragédias sociais e naturais.

Quando há alagamentos, as pessoas dizem: “e Deus?” Mas por que as pessoas não usam da inteligência e do recurso bem aplicado para evitar problemas quando esses eventos naturais acontecem? A Holanda, por exemplo, é conhecida como “Países Baixos”, porque eles ficam abaixo do nível do mar. E eles resolveram o problema construindo barragens fortes que mantém o país seco. O ser humano fala de Deus, mas não olha para dentro de si.

A maior pobreza do ser humano é a espiritual. Mesmo estando rodeado de ouro, ele é pobre. Até o dia que ele desperte (se é que acontecerá) para conhecer o Tesouro maior, a grande riqueza de conhecer Deus.

Pense a respeito e acompanhe a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso