Por que ''de homem para homem'' funciona
Quero aprofundar um pouco mais no tema que iniciei neste post sobre o fato de que às vezes um homem precisa que o conselho venha de outro homem para levá-lo a sério.
Orgulho masculino? Não sei. Provavelmente. Mas é um fato. Uma coisa é quando a mãe fala. Outra, é ouvir do pai. Isso acontece muito com o homem. Desde criança, nós homens somos ensinados a buscar a solução. Homem não chora, engole o choro e segue em frente. Homem não fica reclamando da vida para os amigos. Isso é “coisa de mulher” — somos doutrinados.
Quando crescemos, dentro de nós há aquele sentimento: “Eu não posso mostrar fraqueza. Tenho que ser forte, mostrar que sei o que estou fazendo, que estou no controle.”
Claro, isso nos dá muitas vantagens. Somos menos emotivos, mais práticos, mais focados em encontrar a solução. Mas também têm as desvantagens: se estamos com um problema, sofremos calados. Não o dividimos com ninguém. Ninguém! A não ser, normalmente, que seja um outro homem, a quem respeitamos e cremos ter condições de nos ajudar.
Eu me lembro que a Cristiane passou 12 anos buzinando no meu ouvido reclamações sobre coisas que ela achava que eu devia mudar. “Blá, blá, blá” era tudo o que eu ouvia. Um dia, em uma ligação telefônica, o pai dela falou comigo de homem para homem. A conversa não demorou mais que um minuto. [Quem já leu o livro Casamento Blindado, sabe o que ele me disse.]
Em alguns segundos ele me fez entender o que a Cristiane não conseguiu em 12 anos.
Direto ao assunto, algumas lições são:
- Filhos homens precisam que seus pais sejam próximos, abertos ao diálogo
- Pais precisam ser exemplos para ganharam o respeito de seus filhos, para que estes os admirem e busquem seus conselhos
- Homens precisam ser mais humildes e identificar mentores em quem possam se espelhar
- Mulheres precisam incentivar seus maridos e filhos a desenvolverem amizades com homens exemplares, mais maduros
- Mulheres precisam entender que não é pelo muito falar que vão convencer; se ele parou de ouvir, pare de falar
E uma dica para homens e mulheres, casados ou solteiros:
Participem da palestra “Homens de quem Deus não se envergonha” neste domingo dia 23 de fevereiro. Homens ouvirão o que precisam ouvir. Mulheres aprenderão com a Cristiane como agir com mais sabedoria.
Começamos 9h30 em ponto na Vila Mariana em São Paulo. (Não será transmitida, infelizmente. Talvez postaremos o áudio de pontos principais aqui no blog futuramente.)
Rua Domingos de Morais, 2051
Vila Mariana, SP — (ver mapa)