POR QUE DEUS PERMITE AS MALDADES NO MUNDO?
Aprenda a fazer das injustiças um motivo de se aproximar mais de Deus!
Uma jovem me escreveu pedindo ajuda: “eu fico muito mal vendo todo o mal que acontece no mundo”. Ela estava falando de como ela se sentia vendo as notícias, as mortes de inocentes, uma lista de coisas que ela sentia como uma grande injustiça e sem entender o porquê de Deus permitir tudo isso. Um conselho que eu dei para ela, eu dou para você também.
Quantas vezes vemos injustiças e nos sobem a raiva e queremos fazer a justiça com as nossas próprias mãos (mais isso resultará em injustiça também, normalmente). Então, vamos aos pensamentos:
1) Você não deve ficar vendo tudo o que se publica em redes sociais e noticiários.
Isso não fará bem para a sua saúde mental. Não estou defendendo a ignorância, o que estou dizendo é que assim como você não ingere lixo para o seu corpo, você não deve ingerir informações que farão mal para a sua mente. E, devido ao fato de que o ser humano sempre está inclinado às más notícias, são elas que dão audiência. Assim, parece que só há coisas ruins acontecendo. Mas, graças a Deus, há pessoas e acontecimentos do bem. Quem julga o mundo somente pelos noticiários, está captando uma visão enviesada. Então, você tem que ser controlado no que você consome.
2) Por que sentimos esse senso de injustiça, quando vemos coisas erradas acontecerem?
Isto é fruto de que dentro da pessoa há um vetor que aponta para a justiça. Se nós não tivéssemos um “padrão” do que é certo ou errado, nós não nos importaríamos com as injustiças do mundo. Dentro de nós, há um senso natural de certo e errado. São leis naturais que Deus escreveu no coração humano. Logo, você entende: se eu consigo perceber as injustiças no mundo, Deus está me ajudando a enxergar um pouquinho do que Ele enxerga na totalidade. Ele é onisciente e vê tudo. Assim, podemos sentir um pouquinho da dor que Deus sente.
Você tem que entender que nós vivemos em um mundo doente, que deu as costas para Deus. O mundo é resultado dessa rejeição da justiça. Talvez você diga: “Por que eu tenho que sofrer injustiça, se eu vivo na justiça?”. A resposta é: nós estamos vivendo em um mundo injusto. Como você pode usar uma roupa branca e andar pela lama sem se manchar? Nós vivemos em um mundo de lamaçal moral. As injustiça deste mundo respingam sobre os justos.
Deus está indiferente? Por que Ele não interfere? Deus já interferiu e vai interferir no final. É por isso que a Bíblia fala do “Juízo Final”.
A pergunta que você tem que se fazer é a seguinte: qual foi o maior mal já cometido na história da humanidade? Qual foi o ato mais cruel que os seres humanos já cometeram? Foi ter matado o Filho de Deus. A maior crueldade deste mundo não foi sofrida pelo ser humano, mas por Deus.
O Texto diz: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum” (Isaías 53:3). Esta é a razão pela qual o mundo sofre: Deus veio ao mundo, mas o mundo não fez caso dEle. Porém, os que vão até Ele, recebem o perdão e a paz. E, com a paz, vem a esperança. E, assim, confiamos que, no final, a justiça vai vencer. A nossa esperança não é em algum ser humano, mas somente nEle.
Se você não crê nisso, eu entendo o porquê de você sofrer. É difícil viver neste mundo sem esperança. Mas, os que creem nEle, a esperança se renova. Cada vez está mais próximo esse “Juízo Final”.
Pense sobre isto e confira a mensagem completa no vídeo acima.