thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE FALAR TUDO QUE PENSA

Veja o que Deus fala sobre certas palavras que as pessoas proferem. Fica a minha dica para você: se não tiver nada bom para dizer, escolha o silêncio

Você deve falar tudo o que você pensa? Nós devemos falar tudo o que pensamos? Há quem se orgulhe de falar tudo o que pensa. Há quem bata no peito e diga: “eu falo o que eu penso”.

Vamos ver o que o próprio Deus fala a respeito de certas palavras: “As vossas palavras foram agressivas para Mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra Ti? Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os Seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?” (Malaquias 3:13-14).

Então, Deus está protestando que o povo estava usando palavras agressivas contra Ele. E é curioso quando nós pensamos a esse respeito em relação a Deus, porque, mesmo que nós não falássemos, Ele já sabe o que pensamos. Porém, Ele faz questão de apontar que as palavras do povo eram agressivas. O que nos dá o entendimento de que, muitas vezes, pensamos bobagens, mas não devemos falar.

Ou seja, uma coisa é você pensar e descartar esse pensamento (dizer para si que aquilo não é bom), outra é falar algo. Pois, assim, você materializa os seus pensamentos por meio das palavras, que ficam registradas, elas são ondas sonoras que viajam. A música emitida pelas ondas da rádio está no ar, mas você só as ouve quando sintonizadas por um aparelho.

Assim, a primeira queixa de Deus foi com relação à atitude do povo de falar que era inútil servi-Lo. “A gente guarda essas disciplinas, faz tudo isso e o que adianta?” Ou seja, às vezes, a pessoa perde a fé, porque ela toma uma atitude e não vê o resultado esperado.

Então, ela pensa que não funcionou. Isso faz com que muitos se voltem contra Deus. “É inútil orar, ir à igreja, viver em obediência. Porque eu vejo que quem não faz essas coisas parece que se dá bem aí fora…”. E é exatamente sobre isso a segunda queixa de Deus: “Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam” (Malaquias 3:15).

Esses dois pensamentos, que foram materializados em palavras, incomodaram Deus. Isto nos dá uma dica de como Ele Se sente quando pensamos algo assim.

O que importa no final de um jogo (de futebol, por exemplo) é o resultado. O resultado da situação do justo e do ímpio é que a conclusão será a favor do justo. Se você não crê nisso, você vai parar de jogar, você vai perder a sua salvação…

Você tem que despertar para esse entendimento: a maneira mais certa de perder é desistir de jogar. Enquanto o jogo está correndo, você tem chance de virar o jogo. E, no caso de Deus, nós temos a garantia de que vamos virar o jogo. Você pode estar sofrendo e os incrédulos rindo de você, mas se você crê no caráter de Deus, no seu íntimo, você diz: “pode estar dando tudo errado, mas eu tenho certeza de que Deus vai cumprir o que prometeu. No final, a gente vira esse jogo”.

Então, em vez de palavras agressivas, use palavras de confiança em Deus. E tome cuidado também com as palavras em que você é agressivo consigo. Há palavras como: “você não presta. Você não vale nada. Você nunca vai vencer. Você não tem mais jeito”. Vigie! E, se não tiver algo melhor para falar, escolha o silêncio.

Pense a respeito e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso