thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

''Qual o segredo do seu sucesso?'' — me perguntou

Imagem de capa - ''Qual o segredo do seu sucesso?'' — me perguntou

Alguém me perguntou: “Como eu faço para ser como você?” Minha primeira reação, silenciosa, foi, “Quem sou eu para você querer ser igual a mim?” Mas entendi o que ele buscava. O jovem queria dicas de como alcançar sucesso no trabalho, casamento, caminhada cristã, entre outras coisas. E me fez lembrar algo muito comum que acontece com as pessoas.

A maioria de nós olha para alguém que considera de sucesso e logo pensa: “Esse cara é um sortudo” ou “O que ele tem que eu não tenho?” ou “É mais um esperto que conseguiu subir na vida às custas dos outros”. Quer dizer, presumimos que o sucesso dele é fruto de sorte ou de alguma esperteza. Normalmente essas perguntas só geram um sentimento de inveja ou de impotência. Achamos que a vida foi injusta conosco. Que os dados rolaram e deu azar para o nosso lado. Que não temos amigos importantes para nos ajudar.
A verdade é quase sempre bem diferente. Aquele cara tem hoje o que poucos têm porque fez o que poucos quiseram fazer.
Por 28 anos eu tenho seguido sistematicamente os conselhos que aprendi na Palavra de Deus. Coisas que li e descobri por mim mesmo. Outras que aprendi com bons mentores e amigos. E outras que os exemplos de maus mentores e amigos me mostraram que eu nunca deveria fazer.
Cometi erros. Fui infantil. Falhei tentando acertar. Sacudi a poeira e me levantei várias vezes. Mas se há uma coisa que eu possa recomendar como um “segredo” que não é segredo, é que você tem que ser consistente em fazer o que é certo.
Os meses e anos de nossa vida são feitos pelas decisões que tomamos nos segundos e minutos de cada momento. Você não tem o futuro. Nem a hora que começará daqui a 60 minutos ainda chegou para você. Mas os segundos e minutos que fazem o agora já estão aí. Como você vai usá-los? O que vai fazer?
Todos estes anos, se algum sucesso tenho colhido, foi resultado dessa consistência e perseverança sistemática em plantar e fazer o que é certo segundo Deus.
Você sabe quais são essas coisas. Não são difíceis de descobrir. O difícil é fazê-las. Todos os dias. Sempre.
Mas não impossível.
É assim que eu faço. E se eu falhar, começo tudo de novo.