thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUANDO DEUS BLOQUEIA OS SEUS PLANOS

Confie e coloque em prática o: “que seja feita a Sua vontade”. Pois, mesmo que tudo pareça perdido ou bloqueado, Ele sabe o que é melhor para a sua vida.

Muitas vezes, nós pensamos que quando o nosso caminho é bloqueado (um plano nosso não vai para frente), pensamos que esse bloqueio é do mal, uma coisa negativa, porque ninguém quer ter os planos frustrados. Porém, você já pensou que, às vezes, é Deus Quem pode estar bloqueando os seus planos?

Certa vez, algo nesse sentido ocorreu com o apóstolo Paulo: E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade” (Atos 16:6-8).

Quer dizer, por duas vezes, Paulo e seus companheiros tentaram ir para um determinado destino e o Espírito Santo os impediu. Mais tarde, Paulo até conseguiu pregar na Ásia, mas não naquele momento. E, logo em seguida, Paulo foi dirigido pelo Espírito Santo para ir para outro lugar, a Macedônia.

Paulo não estava em um projeto pessoal, ele estava anunciando a Palavra de Deus. Mas o Espírito Santo não permitiu que naquele momento, naquele lugar, Paulo pregasse. E a Bíblia não explica o porquê. Paulo corria muitos perigos em suas viagens, pode ter sido um livramento. Ou as circunstância ainda não estavam adequadas. O Texto também indica que havia outra prioridade: a Macedônia.

O que podemos aprender é que Paulo e seus companheiros tinham suas vidas no controle de Deus e o Espírito Santo os conduziu de acordo com a vontade dEle. Mesmo que o plano deles tivesse sido frustrado, o plano de Deus deu certo.

Muitas vezes, temos planos dignos, nada pecaminoso, mas, mesmo assim, temos que entender que há tempo até para fazermos uma coisa certa. O que nós queremos não é para agora. Para Deus, passado, presente e futuro estão diante dos olhos dEle. Nós estamos presos à linha do tempo, mas Deus vê tudo ao mesmo tempo, como um quadro na parede. Então, Deus sabe se o que vamos fazer hoje será bom ou não.

Você precisa garantir que a sua vida seja guiada pelo Espírito Santo. E como fazer isso? Você tem que dar para Ele a última palavra. Você tem que fazer tudo segundo a vontade de Deus. E tem que viver isso de verdade. Tudo o que você planejar, no seu íntimo, será se Deus quiser. “Senhor, é isso o que eu planejo, mas que seja feita a Sua vontade”.

Na hora, a gente fica frustrado, quando há perda. Principalmente, quando você sofre um revés e todo mundo fica sabendo. “Ele perdeu tudo. O que ele falou que ia fazer não fez”. Torna-se algo público e lhe machuca, porque você pode até perder a reputação. Mas, se isso acontecer, diga: “Senhor, seja feita a Sua vontade”. E pergunte: “se não era para ter sido isso, então, o que é?” Submeta a sua vontade à de Deus, porque o Espírito Santo nunca vai lhe guiar para um destino ruim. Se Ele não permitiu, pode ter a certeza que foi para o melhor.

Mas lembre-se: Ele só faz isso para aqueles que O tem como diretor de suas vidas. Se você quiser ignorar a voz do Espírito Santo, Ele não vai lhe impedir, mas, depois, não reclame se tudo der errado.

Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso