thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUEM NÃO CRÊ EM DEUS, CRÊ EM QUALQUER COISA?

Para não viver à mercê de sorte ou azar, busque conhecer a Deus, praticar a Sua Palavra, obedecer aos Seus ensinamentos para assim refletir a imagem e semelhança dEle neste mundo

Vale a pena ler o capítulo 17 do livro de Atos para você acompanhar um episódio que foi esclarecedor, impactante, não somente na história da igreja primitiva como também para nós hoje, porque o que aconteceu lá acontece nos dias atuais.

Paulo estava de passagem na Grécia, especificamente em Atenas, que era o centro do conhecimento na época. Ele estava aguardando outros discípulos e, enquanto ele esperava por eles, o seu espírito se agitava em si mesmo ao ver a cidade entregue à idolatria.

Ou seja, quando Paulo chegou em Atenas e viu aqueles templos dedicados aos deuses gregos e um povo, por um lado, tão sábio, e tão ignorante espiritualmente, ele ficou inconformado com aquilo.

Paulo então reuniu os homens e discursou:

 “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.” Atos 17:22,23

Paulo revela aqui uma verdade muito importante sobre o ser humano. Quando o ser humano não crê no verdadeiro Deus ele está propenso a crer em qualquer coisa que lhe apresentarem como algo que possa influenciar a sua sorte. Por que a ignorância com respeito a Deus promove as superstições e a idolatria e, por isso, aquele povo apesar de tão inteligente era idólatra. Então, Paulo tentou mostrar para eles a loucura que estavam cometendo.

Agora, deixando os gregos de lado, vamos falar de nós. Muitas pessoas também estão sacrificando no altar de um deus desconhecido, como os atenienses, inclusive muitos chamados cristãos. Basta olhar a vida de muitos que professam a fé cristã, o que eles têm feito na prática contradiz tudo que a fé cristã realmente proclama. Então, só podemos concluir que eles adoram o que não conhecem.

Nós nascemos e crescemos numa cultura judaico-cristã e desde criança ouvimos falar de Jesus e aprendemos as tradições cristãs, então é muito fácil crescer e achar que é cristão. É como uma criança que nasceu num lar em que todos torcem para um mesmo time e quando ela cresce se torna torcedora desse mesmo time, sem nem sequer saber o porquê. Assim, muitos têm professado uma fé em Jesus sem saber o que estão fazendo.

Entenda, há uma diferença gritante entre ter conhecimento sobre Deus e conhecer o Deus da Bíblia.

O diabo conhece tudo sobre Deus e mesmo assim é diabo. Então, muitas pessoas pensam que pelo conhecimento bíblico vão se tornar pessoas santas, próximas de Deus. Não há dúvidas que o conhecimento bíblico é importante, mas não é o que vai levar você a conhecer a Deus.

É preciso que você, de fato, pratique as Palavras de Deus, que você procure se relacionar com a pessoa do Senhor Jesus, por meio da prática da obediência à Sua Palavra, para que Ele possa viver em você e assim você seja a imagem e semelhança dEle neste mundo.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso