Referenciais diferentes
Mas muitos dos sacerdotes e levitas e chefes das casas paternas, homens idosos que tinham visto o primeiro templo, choravam em alta voz quando a fundação deste templo foi colocada diante de seus olhos. No entanto, muitos gritaram de júbilo… Esdras 3:12
Quando você tiver uma chance (talvez agora?), confira este capítulo no livro de Esdras. Ele nos mostra uma verdade interessante para os dias de hoje.
Eu creio que a situação curiosa descrita nos versículos acima ocorreu porque os dois grupos de pessoas tinham referenciais diferentes. Os idosos choravam, os mais jovens riam. A geração mais antiga, os homens idosos, haviam conhecido o antigo templo em toda sua glória e, portanto, não conseguiam deixar de perceber que o novo templo era apenas uma caricatura do primeiro. Eles estavam comparando a sua atual situação com uma muito melhor que tinham experimentado antes. Quão baixo era o nível para onde caíram! Portanto, eles não podiam se sentir completamente felizes porque sabiam que Deus era capaz de muito mais.
Aqueles, no entanto, que nunca tinham visto nada melhor, a geração mais jovem, tinham um referencial muito menor e, portanto, sentiram-se felizes com o pouco que tinham realizado.
Isso pode acontecer com qualquer um. Quando você se acostuma com algo ruim, qualquer coisa um pouco melhor já lhe faz sentir-se super feliz. Mas quando seus padrões são mais altos, você sempre espera alcançá-los e não se sente satisfeito até que o faça.
Da próxima vez que você se sentir feliz ou infeliz com alguma coisa, pense: Sob qual referencial você está julgando a situação?
O seu referencial determinará a sua satisfação ou a falta dela.
Leia essa mensagem em inglês…