REIS 6ª Temp. Episódio 1: O TEMPO ENTRE A PROMESSA E A CONQUISTA
A estreia da 6ª Temporada da série Reis veio repleta de ensinamentos, e um deles é sobre o tempo entre a promessa e a conquista. Qual atitude você tem tomado?
Eu gostaria de tirar algumas lições do 1º episódio da 6ª temporada de “Reis”, que foi ao ar na última noite, pelo Univer Vídeo e pela Record TV. A 6ª temporada começa a partir do capítulo 2, de 2º Samuel.
E, ali, nós entendemos que logo após a morte do rei Saul, o que aconteceu com Davi? Davi já havia sido ungido rei antes de vencer Golias, quando ele era um jovem. Deus o ungiu, mas não o instituiu rei imediatamente. Davi teve de servir a Saul por um tempo. Davi teve um período de “lua de mel” com Saul (foi um período em que Saul gostava muito de Davi), mas depois da grande vitória contra Golias (e lembre-se que as mulheres até fizeram um cântico para celebrar a vitória), ali o coração do rei Saul começou a invejar, a ficar inseguro com respeito a Davi. “Agora ele vai tomar o meu lugar”.
Então, Saul começou a perseguir Davi. E Davi passou muito anos fugindo pelas cavernas e desertos de Israel. Até que, finalmente, depois de muitos anos, Saul morreu. Ele cometeu suicídio, em uma batalha, lançando-se sobre uma espada. Davi ficou muito triste pela morte de Saul e Jonatas (que era o melhor amigo dele). Mas Davi, então, tinha que tomar o seu lugar no trono de Israel. Porém, Davi não o tomaria à força. O que aconteceu? Logo no início do capítulo 2, diz que Davi consultou ao Senhor. Então, Deus lhe orientou a subir até Hebrom, uma cidade de Judá. E, ali, Davi foi ungido rei novamente, mas sobre a casa de Judá, que era uma das 12 tribos de Israel. Assim, Davi foi reconhecido por apenas uma tribo.
Enquanto isso, o general de Saul, chamado Abner, tomou Isbosete e o constituiu rei sobre as demais 11 tribos. Davi ficou em Hebrom, reinando, por 7 anos e meio.
Qual é uma das lições que podemos tirar desse acontecimento na vida de Davi? Você vê que uma coisa é você receber uma promessa de Deus, outra coisa é tomar posse dela. Davi tinha todo o direito de reinar sobre Israel por mandato Divino, mas as pessoas não o aceitavam como rei. Veja que a vida de Davi, apesar de ele ser um homem temente a Deus, não teve nada facilitado. Deus não “limpou o caminho” para ele. Davi gemeu, penou, teve de perseverar, aguardando e confiando na promessa de Deus. “Se Deus me colocou como rei e Ele quer que eu seja rei, então eu não sei como, mas Ele vai fazer”. Essa é a verdadeira confiança dos servos de Deus.
Por outro lado, os falsos servos de Deus querem sempre “ajudar” a Deus. Abner não procurou consultar qual era a vontade de Deus. Ele, simplesmente, foi pela tradição: quando um rei morre, o filho reina no lugar. Quem está querendo saber a vontade de Deus a coloca como soberana e não fica preocupado com o mundo, com as tradições.
E você? O que você faz quando tem uma promessa, mas não vê a realização dela? Você desiste, duvida da promessa, tenta fazer as coisas do seu jeito ou faz como Davi?
Assista ao vídeo acima e medite nisto.