Retire-se!
Albert Einstein é creditado com a seguinte previsão: “Temo o dia em que a tecnologia irá superar nossa interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas.”
Albert, parece que nós já chegamos lá:
Nossos hábitos de consumo de informação estão acabando com nossa sociabilidade, produtividade, poder de atenção e criatividade. Ou seja, não sabemos mais interagir com as pessoas, não produzimos tanto no trabalho como poderíamos, temos dificuldade de focar em algo por muito tempo e praticamente não criamos mais nada — apenas consumimos informações que nos bombardeiam a cada poucos segundos em uma tela perto de nós.
Isso é tão prejudicial que há empresas hoje que já proíbem seus funcionários de usarem e-mail profissional depois do horário de trabalho e outras que extinguiram e-mail interno totalmente. Alguns gurus de produtividade aconselham tirar férias de tecnologia para melhorar a saúde mental e física.
Não me leve a mal: eu amo tecnologia. Mas confesso que já senti muitos dos sintomas da sobrecarga de informação que citei acima. É por isso que eu abraço com toda a minha fé e inteligência a proposta do Jejum de Daniel.
[Saiba mais sobre o que é como funciona o Jejum de Daniel aqui.]
Estamos às portas do próximo Jejum de Daniel, que começa à meia-noite deste dia 20 de setembro até dia 10 de outubro. Serão 21 dias de revigoramento mental, emocional e espiritual para quem quer investir nas partes mais importantes de si: a mente e o espírito.
Vamos fazer um retiro espiritual e mental.
Vamos filtrar todas as atividades desnecessárias, eliminar as distrações e as informações inúteis — e vamos focar no que importa.
Será que VOCÊ consegue, por 21 dias:
- usar a Internet somente para trabalho ou estudo?
- manter o rádio e TV desligados, excetos para conteúdos que aumentem sua fé?
- dar preferência à leitura e meditação da Palavra de Deus sobre outros conteúdos?
- tirar tempo para você pensar em você, se avaliar e praticar a autoajuda?
- cultivar momentos de silêncio para ouvir a voz de Deus, orar e buscar a direção do Espírito Santo?
Conseguir, você consegue. A pergunta realmente é se você quer os benefícios que esse retiro lhe trará.
Espero que você aceite o desafio. Comece por aqui para entender melhor o que é o Jejum de Daniel. E todos os dias durante esse período, eu postarei algo aqui no blog para inspirá-lo. Comente suas experiências.
Vamos crescer juntos.
Veja também:
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…