thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SENSÍVEL, INSENSÍVEL OU PRUDENTE – Qual você tem sido?

Os homens já passaram por todas essas fases, mas o que mais vale em todos esses anos é a prudência. Aprenda a ser uma pessoa prudente e assim estará nos caminhos de Deus

O grande dilema enfrentado por muitos homens é não saber onde se posicionar entre os dois extremos do homem sensível e do homem insensível. Onde ele deve ficar entre esses dois extremos? Mais para lá, mais para cá, no meio, ou em nenhum lugar?

De modo geral, quando olhamos os homens na sociedade vemos o homem deslocado, sem saber até onde pode ir. Porque se ele pende um pouco para o lado insensível logo é metralhado, se pende para o lado sensível, a mesma coisa. Para onde ele vai? Qual o equilíbrio? E o que a Palavra de Deus fala a esse respeito?

Quando falamos de insensibilidade ou de sensibilidade estamos falando de atributos que podem impactar a sua vida, os seus relacionamentos, a sua vida familiar, seu trabalho, sua profissão, como você se percebe, enfim, tudo na sua vida pode ser impactado por esses dois extremos se você não souber onde se posicionar.

Quando você se guia pela sociedade, pelo que o mundo diz que é certo ou errado você acaba se dando mal, porque o mundo não é exemplo de nada para ninguém. Portanto, isso é um erro grave que as pessoas cometem.

Quando o senhor Jesus se dirigiu a sua igreja aqui na Terra Ele disse que ela seria luz para o mundo e não o contrário. O mundo não é luz para a igreja, o mundo é trevas. Nós é que temos que dar sabor, dar luz às pessoas.

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:13,14)

Então quando você se espelha nas pessoas deste mundo, nas modas, nas ideologias, nas práticas deste mundo e você tenta manter o passo com essas pessoas, você está no caminho errado.

O homem sensível é um fenômeno dos dias atuais, mas por milhares de anos o homem carregou a reputação de ser insensível, aquela imagem do homem durão, que não chora, que engole tudo calado, que ignora os seus sentimentos. Quanto mais insensível ele se mostrar mais forte ele aparenta ser.

Qual  foi o fruto dessa insensibilidade masculina? Ora, chegou o momento, nas últimas décadas, que as mulheres deram um basta nisso, se rebelaram, buscaram a sua independência, e a sociedade teve que abrir espaço para elas. Então, a mulher saiu de casa, conquistou o seu lugar no mercado de trabalho, ganhou o seu dinheiro, estudou, se formou e se rebelou contra o homem. A ponto de hoje muitas mulheres preferirem passear com o diabo do que casar, ser mãe, ser esposa, esses antigos papéis que eram tradicionalmente da mulher.

Assim, muitas foram para um outro extremo, se igualaram aos homens e ao em vez de levantarem o nível, baixaram o nível e pensaram assim: “ah, se ele pega, eu também pego”, “se ele pode eu também posso”, “se ele bebe eu também bebo”,  “se ele fala palavrão eu também falo”, “se ele pode ter sexo e não se preocupar com ter filho, eu posso fazer aborto”.

Ou seja, elas não elevaram os homens para um nível melhor e elas mesmas se rebaixaram, a ponto de os homens passarem a tratar as mulheres ainda pior do que os durões do passado. Porque os durões do passado, pelo menos, ainda tinham um senso de honra, de respeito para com a mulher. Hoje, muitos homens olham para as mulheres sem nenhuma consideração, nenhum respeito, porque elas se tornaram iguais a eles. Então claramente também não funcionou.

Deus criou o homem e a mulher a imagem e semelhança dEle, o que quer dizer que Deus tem o lado insensível e também tem o lado sensível.  Deus tem a justiça, mas também tem a misericórdia, Deus tem a ira, mas também tem a compaixão.  Deus tem tudo. Todas as qualidades necessárias para que uma pessoa seja completa estão em Deus, logo se nós estamos falando de como o homem deve ser você entende que ele não tem que estar em nenhum dos extremos e nem no meio, ele tem que ser sensato.

O homem é chamado para ser sensato, a palavra que a Bíblia usa como prudente. O que é ser um homem prudente?  O Senhor Jesus falou que o homem prudente é aquele que constrói a sua casa sobre a rocha.

Ele disse:  Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24,25)

Ele construiu a casa sobre a rocha prevendo as tempestades, o vento, as chuvas, as enchentes. Quer dizer, quando a pessoa é prudente ela é inclinada a pensar, a antecipar.

O que as suas decisões atuais vão resultar lá na frente? O Prudente ele pensa: se eu fizer isso o que vai acontecer? O Prudente antecipa, pensa adiantado, ele pensa nas consequências, que é o contrário da geração de hoje que é inconsequente. Quantos hoje estão na prisão porque foram inconsequentes, tomaram uma atitude sem pensar e agora estão colhendo as consequências?  Quantos hoje tem filhos por aí no mundo porque foram insensatos? Quer dizer, isso é o contrário da prudência.  Prudente é pensar no futuro. Jesus disse que prudente é aquele que ouve e pratica as palavras dEle. Deus nos chama a isso.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso