SONHANDO COM O MUNDO DE JOHN LENNON
É muito fácil culpar os outros pelos erros cometidos, isso é inerente à natureza humana, mas hoje você pode tomar uma atitude diferente, achar alguém para culpar ou assumir a responsabilidade pela sua vida. A escolha é sua!
É mais fácil culpar alguém do que assumir a responsabilidade. Isso é algo que o ser humano conhece desde os primórdios da história, desde o Jardim do Éden. “A mulher, que Tu me deste, me deu do fruto para comer e eu comi” (Gênesis 3.12). “A serpente me enganou, me deu do fruto e eu comi”(Gênesis 3.13). Assim, a partir daí, o ser humano aprendeu a jogar a culpa em alguém como forma de se livrar dos erros.
Eu poderia dar muitos exemplos bíblicos de pessoas que sempre, em um primeiro momento, tentaram jogar a culpa para terceiros. Esse espírito de culpar alguém em vez de assumir a responsabilidade e fazer o melhor habita no ser humano desde o início.
Isto é um espírito enganador, porque enquanto a pessoa está culpando alguém, o que acontece? Eu não estou dizendo que não haja injustiças, que você não sofra nas mãos de terceiros e que outros consigam barrar o seu progresso. Não estou eliminando o fato de que há pessoas más neste mundo. Eu estou falando que você não pode mudar o mundo, o ser humano. O que você pode fazer é tomar para si a responsabilidade das suas ações e como você vai reagir diante dos problemas. O que você vai fazer acerca dessas dificuldades que são colocadas em seu caminho.
Talvez, você esteja lamentando por seu pai ou sua mãe que não foram como você queria. Talvez, você more em um bairro precário e você se sente miserável (como se as pessoas valessem o saldo bancário). Talvez, você não conseguiu estudar o que gostaria. Você vive reclamando, sendo uma pessoa amarga. E há o caso mais agudo em que a pessoa se torna vingativa. Eu te pergunto: a quem isso está fazendo mal? É só você que perde.
Pense sobre o assunto conferindo o vídeo acima.