“Sorria, você está sendo guiado”

24 de setembro de 2024 - 15:31

“Sorria, você está sendo guiado”. Sim, aceite que dói menos. Muitos têm a ilusão de que fazem o seu próprio caminho. Essas pessoas dizem: “ninguém manda em mim, eu sigo o meu próprio caminho”.

Mas isso é uma ilusão porque somos um resultado das influências, ideologias que recebemos em nossa vida. Todos nós, quando saímos do ventre da nossa mãe, somos expostos às ideias presentes neste mundo. Mesmo quem se acha tão inteligente dizendo: “eu faço o meu próprio caminho. Eu sou livre”. Essas pessoas não percebem que isso é uma ideologia que eles gostaram e abraçaram. Então, esse pensamento é uma ilusão.

Vou deixar alguns exemplos de ideias que as pessoas abraçam e passam a ser guiadas por elas. Tem pessoas que se conduzem pelo “deixe a vida me levar”. Há outros que são guiados pelos exercícios físicos. Eu li sobre um homem, de 36 anos, que vivia para fazer exercícios, mas teve um infarto e morreu. O exercício físico, provavelmente, trouxe um colapso para o corpo dele. E, assim, muitos adotam uma forma de vida. Há aqueles que vivem curtindo uma música, um cantor (as ideias e roupas daquele músico guiam a vida daquela pessoa). E tem os que são guiados pelo mundo do empreendedorismo e dos investimentos. É o que a pessoa abraçou para a vida dela e passa a ser guiada por aquilo.

Todo mundo é guiado por algo ou alguém (inclusive, as religiões). A religião é um esforço humano para se alcançar algo próximo de Deus. E há pessoas que são guiadas pela religião.

Desse modo, não existe ninguém que não siga um outro alguém.

Se isso é um fato, o que eu faço com essa informação? Eu tenho que avaliar quem está me guiando e para onde. A inteligência pede isso.

Eu concluo comigo que, se alguém vai me guiar, eu prefiro escolher Aquele que é Perfeito e tem o melhor interesse a meu respeito em Seu coração. E o Único que eu conheço é Deus, o Criador.

Eu entendo que a pessoa religiosa vê o que eu estou apontando como uma religião. Mas não é isso o que Deus propõe ao ser humano. O Senhor Jesus veio ao mundo para livrar o ser humano da religião.

Quando Davi disse: “o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” (Salmos 23), ele sabia o que estava falando, porque ele mesmo era um pastor de ovelhas. A ovelha é dependente do pastor dela. Ele sabia que Deus sempre o guiaria pelos caminhos certos. E Davi escolheu Deus.

E já que você vai ser guiado por alguém, por que não fazer de Deus o seu guia? Porque tudo o mais é risco.

Medite nisso assistindo à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador
Bispo Renato Cardoso