thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TEMPO E OPORTUNIDADE VÊM PARA TODOS?

"Por que tudo parece mais difícil para mim?" Se essa pergunta tem ocupado sua mente, saiba que, apesar das diferentes circunstâncias, todos temos duas coisas em comum: Tempo e Oportunidade. Não se trata de sorte, mas de perceber as chances ao seu redor e aproveitá-las

Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos” (Eclesiastes 9:11).

Ou seja, o rei Salomão está discorrendo sobre as coisas que, aparentemente, deveriam seguir uma lógica. Pela lógica, os mais ligeiros deveriam sempre ganhar as corridas, mas não é “sempre”. Igualmente, há muitos sábios pobres e ignorantes ricos.

Talvez você não concorde que “o tempo e a oportunidade ocorrem a todos”. Você diz: “olha só como fulano é sortudo”. Mas Salomão não está negando que uma realidade pode facilitar ou dificultar a vida de alguém. O que ele quer dizer é que, apesar dessas diferenças, o tempo e a oportunidade superam tudo isso.

Você também pode observar, no mundo de hoje, que existem ricos que nasceram muito pobres; e há pessoas que nasceram ricas, mas ficaram pobres. Há pessoas que já nasceram com algum tipo de deficiência física, porém elas são muito realizadoras – mais do que quem tem um corpo perfeito. Há pessoas “feias” (pelos padrões humanos de beleza) que são muito bem casadas. E, por outro lado, você existem pessoas “lindas” que vivem na solidão. São coisas que desafiam a lógica. E Salomão observou isso.

Isso significa que todos nós temos 24 horas no nosso dia. Mas você há de convir que nem todo mundo usa o tempo de maneira proveitosa. Deixe de julgar os outros e se pergunte: “como eu tenho usado o meu tempo?” Seja sincero. Quantas coisas que precisam ser feitas e você alega falta de tempo para elas, jogando o seu tempo na lixeira? Tempo é mais importante que dinheiro, porque ele nunca mais vai voltar.

A segunda coisa é que as oportunidades aparecem. O problema é que, muitas vezes, elas vêm vestidas de trabalho duro. Se vierem com facilidade, provavelmente, é golpe. As oportunidades não se apresentam como uma “pílula mágica”.

Você tem que pedir que Deus abra os seus olhos para enxergar as oportunidades e ter ímpeto para buscá-las. Se você quiser, aproxime-se de Deus e Ele vai lhe ensinar a usar o seu tempo e a detectá-las.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso