thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TOMANDO AS DORES

Existem 2 grupos de pessoas no mundo, os que querem um super-herói para solucionar a sua vida, e os que querem ser o super-herói, para resolver todos os problemas da humanidade. Em qual grupo você está?

Você pode dividir o ser humano em dois grupos: um grupo que busca um super-herói e um outro grupo que deseja ser o super-herói.

A maioria está no primeiro grupo. É muito mais fácil você esperar que alguém venha te resgatar. O trabalho não é seu (você só precisa esperar). Mas há pessoas que pensam que são as salvadoras da família, por exemplo. Há pais e mães que sustentam os filhos nos braços, fazendo por eles o que eles mesmos deveriam fazer. Na sociedade também é assim: sempre tem alguém levantando uma bandeira (mas nem sempre com as melhores intenções, ou seja, essas pessoas querem tirar proveito dos demais).

Então, muitos, em busca de serem esse super-herói, ficam tomando para si as dores das pessoas. Eu não consigo me lembrar de uma ocasião em que eu tomei as dores de alguém e deu certo. Normalmente, isso acaba mal. Você vê isso em briga de rua. Tem gente que morreu porque foi defender a outra que estava apanhando. Eu não estou dizendo que a gente não deva sair em defesa dos indefesos, mas nem sempre dá certo tomar a dor de alguém. E, normalmente, essas pessoas que buscam tomar a dor de alguém não têm muito domínio sobre as próprias emoções (elas têm raiva, são emotivas).

“Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido” (Isaías 53:4). Ou seja, o Único que consegue resolver as dores dos seres humanos é o próprio Deus. Só Ele pode absorver as nossas dores e vencê-las. Ao final, Jesus Cristo venceu as dores da cruz e a morte, porque Ele é Deus. E Ele fez isso porque ninguém mais tinha condições de fazer, a não ser Ele mesmo.

Se você está no grupo que busca um herói neste mundo, você está perdido. Não existe alguém que possa tomar as dores de alguém, resolver os problemas e ainda ficar de pé. Por isso, é para Deus que você deve olhar. Ele garante na Sua Palavra. Pare de esperar e clame a Deus.

E você, que é um “super-herói”, deve estar irritado, frustrado, tomando as dores do outro para si. Então, vamos olhar para Quem venceu. Ele está sentado ao lado do Pai. Vamos confiar nEle. Não espere alguém te resgatar e não tente tomar o lugar de Deus. A nossa parte é orar pela pessoa, dar o bom exemplo. Mas nada além do que a nossa parte. Deixe Deus fazer o que Lhe cabe.

Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso