thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Traga para si a RESPONSABILIDADE da sua VIDA

Só você pode se aproximar da perfeição e agradar a Deus

Eu me lembro de uma caso de um homem, de mais de 40 anos, que estava com a vida arruinada. Ele viveu por cerca de 20 anos nas drogas, perdeu tudo. E, quando ele estava relatando a própria história, eu notei algo comum: ele colocava muito a culpa em outras pessoas.

No meio de tantos problemas, ele queria que a mulher voltasse. Mas ele tinha condições de cuidar de uma mulher? Não tinha. Ele tinha condições de estar em um relacionamento sendo um viciado, perdido? Não, mas ele queria o relacionamento de volta.

Eu tentei mostrar para ele: “o seu problema não é a mulher que foi embora, não foram as pessoas que lhe induziram ao mal. O seu problema é você mesmo”. Eu não estou dizendo que não há pessoas ruins. Eu também já lidei com pessoas assim. Mas eu escolhi olhar para Jesus e não para quem é imperfeito. Talvez, o seu problema é que você tem olhado para quem é imperfeito. E eu aprendi que para onde eu olho é para onde eu vou. Deus colocou os nossos olhos no rosto. E para quem eu olho é em quem eu vou me tornar. Então, eu tenho que olhar para o Senhor Jesus, que é perfeito.

Quando você olha para Jesus, você não olha para mais ninguém, você só espera algo dEle, você não se compara com alguém, você não fica escandalizado com as pessoas. Ele lhe mostra coisas ao seu respeito que você precisa melhorar. Quando você traz a responsabilidade da sua vida para si, você entende que as mudanças precisam partir de si também.

Aquele homem não veio buscar Deus, ele veio buscar a mulher que o deixou, porque ela se tornou como um “deus” para ele. Aquele homem queria que Deus lhe servisse. Ele estava naquele estado porque ele colocou a própria felicidade na dependência de terceiros, ao longo de toda a vida.

Eu me lembro da passagem bíblica (João, capítulo 5) daquele homem que ficava esperando pelo milagre no tanque. O Senhor Jesus perguntou: “você quer ficar curado?” Mas, em vez de responder, ele disse: “Senhor, o meu problema é que eu sou paralítico e, quando o anjo move a água, outros, que têm pernas melhores do que eu, vão primeiro”. Mas ele não ouviu a pergunta: “você quer ficar curado?” E, às vezes, você está assim: Deus fala claríssimo, mas você não ouve, está sempre procurando ser vítima das pessoas e das situações. Traga para si a responsabilidade da sua própria vida, olhe para Deus e faça por si mesmo o que ninguém vai fazer. Igualmente, tire do seu coração as coisas e as pessoas que ocupam o lugar de Deus, porque isso é o que lhe faz estar assim, em vez de ser uma pessoa forte, que vai vencer as situações.

Pense a respeito por meio da mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso