thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

UM JEITO DIFERENTE DE VIVER A VIDA: EXPERIMENTE

Existem dois tipos de grupos no mundo, os doadores e os recebedores. Em qual desses você está?

Nós podemos identificar no mundo dois grupos de pessoas: os doadores e os recebedores, os que dão e os que tomam, os que querem para si e os que distribuem sem expectativa de que serão reconhecidos.

A Palavra de Deus nos mostra isso, que esses dois grupos de pessoas estão constantemente interagindo no mundo. E você é um deles. Você pode ver os efeitos de cada um desses grupos na vida das pessoas.

Então, há aqueles que são tomadores (estão sempre procurando uma oportunidade para tomar algo para si, para se beneficiarem). Essas pessoas pensam que o mundo é dos espertos, que elas têm que pensar nelas primeiro, elas centralizam a vida ao próprio redor, elas estão sempre pensando: “como eu posso tirar algo dessa pessoa”. Isso vai desde os golpistas ou aquelas pessoas de negócios que pensam em tirar do cliente ou do fornecedor para elas. Estão sempre pensando em receber. Esse grupo é amargo, não faz bem nem à sociedade, nem a elas mesmas. Nunca se satisfazem. Elas são sempre amargas dizendo que o mundo não as ajuda o suficiente.

Tem aqueles que reclamam até de Deus. Dizem: “Deus não me deu o que eu queria, então eu não vou mais buscá-Lo”. Quer dizer, elas só querem Deus para receber, para se servirem dEle.

Quantas pessoas riscam outras pessoas de seus círculos sociais porque elas não cumprem com suas expectativas. Elas dizem: “Quando eu precisei, você não me ajudou”. E riscam a pessoa. “Você, para mim, morreu”. Ela acha que todo mundo tem a obrigação de servi-la. Quer dizer, alguém só presta enquanto servir. Isso não é forma de se levar a vida, você ser um arrancador de vantagens, uma pessoa que só espera se beneficiar dos outros.

A Palavra de Deus diz: “Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda” (Provérbios 11:24). Este versículo fala desses dois grupos de pessoas. O mínimo que o ser humano deve a si mesmo, aos familiares e à sociedade é não ser um peso para os outros.

O outro grupo, o que distribui, tem origem no Espírito de Deus. Porque o Senhor Jesus disse: “Dai, e ser-vos-á dado (…)” (Lucas 6:38). Ele nos ensinou que a melhor maneira de se viver é estar no grupo dos doadores. Por quê? É só fazer uma prova. Quando você dá algo para alguém, você fica mais feliz do que a pessoa que recebeu. Mas isso vai contra a natureza humana, que pensa: “vai faltar para mim. Eu tenho que cuidar de mim primeiro”. Porém, creia que assim como você está dando, voltará para você. Talvez, não volte de quem você atendeu, mas Deus providenciará uma forma para que haja o equilíbrio na sua conta.

Então, o que você precisa é treinar ser um doador. Preocupe-se em dar. E, para dar, você precisa ter de onde tirar. Este é o segredo: quando Deus é a sua fonte, a sua fonte é inesgotável. Quando você está em Deus, você dá do que recebe dEle. Ele lhe dá e você dá para os outros.

Acompanhe o vídeo acima e pense sobre isto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso