thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE — MITO OU VERDADE?

Cuidado com as mentiras disfarçadas de verdade, elas podem te fazer perder o tesouro mais precioso, a salvação!

Alguém perguntou: “Bispo, me disseram que uma vez salvo, salvo para sempre. A pessoa já está predestinada a ir para o Céu. É verdade?”

Existe uma linha de pensamento, em alguns círculos cristãos, que acredita que uma pessoa que se entregou para Jesus nunca mais perderá a salvação, ainda que caia em pecado. E algumas passagens bíblicas são usadas para justificar isso.

Mas a maioria dos que seguem a Palavra de Deus entende diferente, pelo que é explicado nas Escrituras: a salvação tem que ser mantida, porque ela pode ser perdida.

Uma das passagens que mostra isso é: “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mateus 24:13). Entendemos, com isso, que quem não perseverar até o fim não será salvo.

Se a salvação fosse algo fácil, qual seria o sentido do Senhor Jesus explicar que o caminho para a salvação é apertado e a porta é estreita? “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14).

Se isso não é o suficiente para você entender que essa história de “salvo para sempre” é uma mentira formulada por satanás, o que mais será? As mentiras que o diabo usa contra os cristãos sempre estarão baseadas na Bíblia – assim como o diabo citou o Salmo 91 para tentar o Senhor Jesus; ele pega um texto fora de contexto.

Você tem que entender que a Bíblia não se contradiz, mas há versículos que, se você tirá-los do contexto, eles parecem dizer outra coisa. E, assim, cristãos incautos poderão acreditar que estarão salvos de qualquer maneira e poderão relaxar na fé.

A Bíblia nos desafia o tempo todo; ela nos incomoda. Mas se você recebe uma palavra bíblica que o faz se sentir acomodado, isto não está alinhado com o Espírito de Deus.

Se isso não é o suficiente para você, confira o livro do Apocalipse, em que o Senhor Jesus Se dirige à Sua Igreja. E cada uma das cartas para as igrejas termina com a mesma afirmação: “ao que vencer” (veja Apocalipse, capítulos 2 e 3).

Para você ser salvo, você tem que vencer a si mesmo, ao mundo e ao diabo.

Por fim, o apóstolo Paulo também diz ao jovem pastor Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Timóteo 4:16).

Assista à mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso